Agricultores gaúchos monitoram as lavouras de trigo para evitar doenças

Agronegócio

Agricultores gaúchos monitoram as lavouras de trigo para evitar doenças

O plantio está quase encerrado no Rio Grande do Sul. Na região de Santa Rosa, a primeira a implantar as lavouras, setenta por cento da área já se encontra em alongamento da planta
Por:
445 acessos
Agricultores gaúchos monitoram as lavouras de trigo para evitar o aparecimento de doenças que podem comprometer a produtividade
O plantio da safra de trigo está praticamente concluído no Rio Grande do Sul. Os agricultores monitoram as lavouras para evitar o aparecimento de doenças que podem comprometer a produtividade.

O produtor Cesar Kother, de Santa Rosa, a 600 quilômetros de Porto Alegre, no noroeste gaúcho, está plantando 150 hectares de trigo. Ele acredita que a safra será a mais promissora dos últimos anos.

"No ano passado eu perdi um pouco por causa dos pulgões e das invasoras. Esse ano estou controlando e está vindo bem o trigo. Está bonito”, disse Kother.

Além disso, o clima está ajudando no bom desenvolvimento da cultura. As chuvas e o frio colaboram para o crescimento do trigo.

O plantio está quase encerrado no Rio Grande do Sul. Na região de Santa Rosa, a primeira a implantar as lavouras, setenta por cento da área já se encontra em alongamento da planta. É nesta etapa que aparecem as primeiras doenças.

"Esta é uma fase fundamental para a produtividade da lavoura. Se descuidar um pouco, ele pode perder de 25% a 30% da produção", explicou Vanderlei Waschburger, agrônomo da Emater.

O Rio Grande do Sul deve plantar, nesta safra, oitocentos e sessenta mil hectares de trigo. A área é 11% menor que a cultivada no ano passado.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink