CI

Agricultores gaúchos reforçam debate na defesa da produção de alimentos

O presidente da Aprosoja Rio Grande do Sul, Pedro Nardes, destacou a importância da realização do Circuito em Santo Ângelo


O terceiro maior estado produtor de soja do Brasil, o Rio Grande do Sul, recebeu, na noite de sexta-feira (20-05), o Circuito Aprosoja. Mais de 250 agricultores de 40 municípios do noroeste Gaúcho reuniram-se em Santo Ângelo para participar das palestras promovidas pela Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja). Realizado em parceria com a Associação dos Produtores de Soja do Rio Grande do Sul, o Circuito levou as palestras do analista econômico da consultoria Celeres, Anderson Galvão, especialista em Agronegócio, do jornalista e publicitário José Luiz Tejon, professor de Pós-Graduação da FGV e diretor do Núcleo de Agronegócios da Escola Superior de Propaganda e Markting (ESPM).


O presidente da Aprosoja Rio Grande do Sul, Pedro Nardes, destacou a importância da realização do Circuito em Santo Ângelo. “O Rio Grande do Sul é o berço da soja. Em Santa Rosa foi onde iniciou o plantio de soja no Brasil. Para nós é um motivo de orgulho sediar o Circuito Aprosoja. Os produtores rurais do noroeste gaúcho puderam conhecer melhor o trabalho realizado pela Aprosoja Brasil, pela Aprosoja Mato Grosso e pelas demais Associações de Produtores de Soja do país. Um ponto importante para a agricultura brasileira é a união dos produtores para fortalecer o setor, pois juntos nós podemos diminuir custos e globalizar a produção”.

Décio Teixeira, produtor rural e presidente da Aprosoja Cruz Alta, município distante 80km de Santo Ângelo, ressaltou que este é o melhor momento para o Circuito Aprosoja visitar os estados produtores de soja. “A soja é o carro chefe do nosso estado e a tendência é este mercado continuar evoluindo. Os analistas econômicos têm dito que está repleto de oportunidades para o produtor, por isso é importante esta união, para que possamos tomar uma decisão e ter uma posição em conjunto na hora de decidir a próxima safra”.

O presidente da Aprosoja Brasil, Glauber Silveira, apresentou os principais trabalhos e ações que a entidade tem realizado em prol do fortalecimento do setor. “Estamos atuando em Brasília, junto aos parlamentares federais, reativamos a Frente Parlamentar Agropecuária, porque entendemos que temas como logística, meio ambiente, legislação trabalhista, precisam ser tratados de maneira global e não mais pontual”.


“Somos todos uma única família, a família dos agricultores. Por isso temos que nos unir na defesa da nossa atividade, na defesa da produção de alimentos com sustentabilidade e rentabilidade ao produtor”, enfatizou Silveira.

O Circuito Aprosoja encerrou em Santo Ângelo a primeira semana da etapa nacional do evento, que já percorreu os estados do Mato Grosso do Sul (Dourados) e Paraná (Cascavel). Na próxima segunda-feira (23.05), o evento será realizado em Goiás, na cidade de Rio Verde, depois segue para Luis Eduardo Magalhães, na Bahia, no dia 24, e se encerra na cidade de Vilhena, em Rondônia, no dia 27 de maio.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.