CI

Agricultores iniciam planos para a próxima safra e antecipam seguro rural

Produtores rurais do Rio Grande do Sul já estão atentos a proxima safra e já estão incluindo o seguro rural nos custos



Os produtores rurais do Rio Grande do Sul já estão atentos a proxima safra e já estão incluindo o seguro rural nos custos.  Nos últimos tempos o seguro rural vem ganhando posição de destaque na mente dos agricultores do país, tanto que a área segurada no Brasil passou de 5,65 milhões de hectares em 2016 para 8,64 milhões de hectares no ano passado, conforme dados do Relatório do Programa de Seguro Rural do Ministério da Agricultura.

"O produtor precisa contratar o seguro para se proteger de problemas que possam acontecer nas lavouras, mas não apenas nos períodos de El Niño ou La Niña", explica o diretor da Tovese Corretora de Seguros, Otavio Simch. Os números revelam que há um crescimento do setor no país, mas ainda longe do ideal. Enquanto nos Estados Unidos mais de 90% da área rural está coberta pelo seguro rural, no Brasil este índice é de apenas 12%.  No fim, o seguro rural representa o menor custo da planilha do orçamento da lavoura. O especialista lembra que o produtor deve ter atenção na hora da contratação do seguro e buscar empresas com tradição no mercado local.

O diretor da Tovese ainda alerta que é importante o produtor se agilizar na contratação do seguro, pois o Ministério da Agricultura recentemente anunciou o cronograma de liberação de recursos da Subvenção Federal, tanto para inverno como para verão. A sistemática do benefício da subvenção é pela ordem de contratação das apólices pelo produtor.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.