CI

Agricultores intensificam colheita de caqui no Rio Grande do Sul

O caqui está em plena colheita, prometendo uma ótima safra para este ano


Uma fruta originária da Ásia e já bem popular no Brasil conquistou também produtores e consumidores gaúchos. O caqui está em plena colheita, prometendo uma ótima safra para este ano. De acordo com o agrônomo da Emater/RS-Ascar, Ênio Todeschini, espera-se colher cerca de 31.300 toneladas da fruta no Rio Grande do Sul, nesta safra. “As plantas têm apresentado boa sanidade, frutas de bom calibre, ótima coloração e excelente sabor”, destaca Todeschini. 

No Estado são cultivados 1.840 hectares com a fruta, envolvendo 1.440 propriedades, principalmente de agricultores familiares. A produção se concentra na região da Serra Gaúcha, principalmente pela fruta exigir temperaturas mais baixas e clima temperado, dando um brotamento mais uniforme aos frutos. O município de Caxias do Sul é o maior produtor de caqui do Estado, com 405 hectares cultivados e produção de 10.200 toneladas da fruta. 

As variedades Fuyu (chocolate branco) e Kyoto (chocolate preto) são as mais produzidas. Na região dos Vales do Taquari e Caí, a colheita já está finalizada e, nos pontos mais altos do Estado, a atividade estende-se até maio. Pela grande oferta do fruto no mercado, os preços têm apresentado queda, variando entre R$ 0,70 e R$ 1,00. A produção local abastece todo o sul do Brasil, além dos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, chegando até o Nordeste. 

O caqui é um fruto delicado e degustado basicamente in natura, rico em fibras e com alta concentração de compostos antioxidantes, como as vitaminas A e C. O teor de açúcar supera o da maioria das frutas de consumo popular. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.