CI

Agricultores liberam acesso ao Centro Administrativo após acordo


Centenas de manifestantes impediram entrada de servidores ao local pela manhã

O governo estadual chegou a um acordo na tarde desta quarta-feira com os agricultores que faziam protesto na entrada do Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF) desde a manhã. Após acerto, os manifestantes passaram a permitir que os servidores ingressem ao prédio.


Segundo o secretário do Desenvolvimento Rural, Ivar Pavan, o governo se comprometeu a negociar junto ao governo federal uma solução para os conflitos de terra entre agricultores e indígenas, principal reivindicação dos manifestantes. O governador Tarso Genro, que viaja a Brasília na próxima quinta-feira, vai mediar as reivindicações com a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann.

A coordenadora-geral da Fetraf Sul, Cleonice Back, apontou que ouve avanços na reunião, mas que o grupo só vai desocupar completamente o prédio quando houver a formalização de um acordo. Isso pode ocorrer ainda durante a tarde, quando agricultores e representantes do governo estadual se encontrarão mais uma vez no CAFF.


Os agricultores pedem a destinação de R$ 170 milhões em dois anos para a implantação de um projeto beneficiando 17 mil pessoas, a fim de ampliar a produção de alimentos, a assistência técnica e estruturar as cooperativas. Outro ponto é a resolução dos conflitos entre indígenas e agricultores. Eles ainda advertem que cerca de 30 mil famílias devem perder as terras para a demarcação de reservas.

Bookmark and Share


Fonte: Gabriel Jacobsen / Rádio Guaíba

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.