CI

Agricultores no PI aproveitam umidade do solo para recuperar parte das perdas

Agricultores da zona rural de Teresina, que tiveram prejuízos com a enchente, estão recebendo sementes para um novo plantio


Agricultores da zona rural de Teresina, que tiveram prejuízos com a enchente, estão recebendo sementes para um novo plantio. Eles querem aproveitar a umidade das áreas de vazante para recuperar parte das perdas.

O agricultor Adaildo Braga tem um pequeno terreno na zona rural de Teresina. Em Janeiro, plantou feijão, mas perdeu tudo com as enchentes que em maio destruíram as lavouras e deixaram mais de 60 mil pessoas desabrigadas no Estado.

Passada a época das chuvas, plantar novamente não é o comum por ser período de estiagem. A falta de chuvas pode comprometer o crescimento das lavouras. Mas a área que foi alagada se transformou em terra fértil. A umidade do solo é o que vai garantir o crescimento da planta sem depender tanto do regime de chuvas.

“Quando as águas baixarem a gente se aproveita a umidade que fica no solo, suficiente para resolver a cultura. Na medida em que vai se aprofundando, vai se conseguindo mais solo úmido”, explicou o agrônomo Judivan Paz.

Na medida em que a água vai baixando os agricultores da região vão iniciando o plantio. Como o último período chuvoso foi intenso, pela região será possível colher feijão e milho até o final do ano. É um alívio para quem perdeu quase tudo com a cheia.

As sementes serão distribuídas pela prefeitura para os agricultores até o final de junho. Cada família receberá cinco quilos de feijão e três quilos de milho. “Nós fizemos uma estimativa inicial em torno de 763 famílias. Já passamos. Já estamos com mais de 800. Nos parece que chegaremos a mais de mil famílias atendidas”, disse Nonato Pereira, superintendente de Desenvolvimento Rural de Teresina.

Na margem do rio Parnaíba, sessenta famílias já iniciaram o plantio com as sementes que receberam do governo. Todos trabalham animados, esperançosos com a colheita, que começará em dois meses.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.