CI

Agricultores participam de cursos sobre manejo ecológico

O curso teve dinâmica de grupo, visita ao campo e ao laboratório de Entomologia


Foto: Divulgação Embrapa

Com o objetivo de socializar conhecimentos sobre o papel ecológico de insetos visando à compreensão dos princípios de seu manejo em agroecossistemas, a Embrapa Amazônia Ocidental promove dias 9, 10 e 16 de dezembro três cursos abordando o Manejo Ecológicos de Insetos em Espécies Agroflorestais.

As capacitações, coordenadas pela pesquisadora Elisa Vieira Wandelli, é voltada para técnicos, integrantes de etnias indígenas, agricultores, profissionais e estudantes das áreas agrícolas, biológicas e florestais interessados em manejo ecológico de insetos.

Os cursos são parte do projeto Fortalecimento da Cadeia Produtiva de Sementes e Mudas na Amazônia - Mais Sementes / Fundo Amazônia e conta com a participação das pesquisadoras Ana Maria Santa Rosa Pamplona e Cristiane Krug e da analista Flávia Batista (Embrapa ) e Mário Ono (Idam).

Segundo Elisa Wandelli, os insetos são um grupo de invertebrado de extrema importância para os processos ecológicos de agroecossistemas e só se transformam em praga se os princípios da sustentabilidade agrícola forem desrespeitados. A importância ecológica dos insetos e distinção entre insetos amigos da agricultura e os prejudiciais foram tratados no primeiro curso “Manejo ecológico de insetos em espécies agroflorestais: papel dos insetos nos agroecossistemas”, realizado dia 9/12, no Auditório Caiuaé, da Embrapa Amazônia Ocidental.

O curso teve dinâmica de grupo, visita ao campo e ao laboratório de Entomologia, onde os participantes puderam trocar informações com os instrutores e conhecer mais a respeito do comportamento, quais os benefícios e malefícios dos insetos em suas plantações.

No curso “Manejo ecológico de insetos em espécies agroflorestais: quem é quem e manejo?”, realizado dia 10/12, foram discutidas as práticas agroecológicas de insetos desde o  manejo da paisagem até os bioinseticida, visando propagar alternativas para o não uso de agrotóxicos e o estímulo a restauração florestal e a implantação de sistemas agroflorestais e o fortalecimento da cadeia de valores de sementes e mudas. Segundo Elisa Wandelli, para manejar adequadamente os insetos nos agroecossistemas é necessário compreender suas diferentes funções benéficas ou prejudiciais e reconhecer sua morfologia e habitat.

No curso a ser realizado dia 16/12, “Manejo ecológico de insetos em espécies agroflorestais: Práticas de controle”, serão realizada  a troca de experiências sobre as técnicas de produção de biopreparos para manejo de insetos, com a finalidade de  propagar alternativas para o não uso de agrotóxicos e o estímulo a restauração florestal e a implantação de sistemas agroflorestais e o fortalecimento da cadeia de valores de sementes e mudas.

O projeto “Fortalecimento da cadeia produtiva de sementes e mudas na Amazônia” (+ Sementes)” faz parte do Projeto Integrado para a Produção e Manejo Sustentável do Bioma Amazônia (PIA), financiado pelo Fundo Amazônia e operacionalizado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O PIA busca promover a produção e a disseminação de conhecimentos e tecnologias voltadas para a recuperação, conservação e uso sustentável da Amazônia, por meio de apoio a projetos e ações de pesquisa, desenvolvimento, transferência de tecnologia, intercâmbio de conhecimentos e comunicação rural.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.