CI

Agricultores podem ajudar trigo a vencer o calor

"Uma planta sob estresse de umidade é menos capaz de lidar com o choque de temperatura"


Pesquisadores do Watson Grain Research Center em New South Wales afirmam que os agricultores podem ser os principais responsáveis por auxiliar a cultura do trigo a vencer o calor, que tanto afeta a estrutura dessa planta. De acordo com Richard Trethowan, diretor do centro, uma parceria entre os produtores e as instituições de pesquisa é fundamental. 

“Se vamos fazer algo sobre as quedas nos rendimentos nos anos difíceis, temos que semear as plantações a tempo. Queremos um sistema de agricultura de conservação onde você esteja retendo restolho. Isso lhe dá solos mais frios, raízes mais frias e plantas mais capazes de lidar com o choque de temperatura”, comenta. 

Nesse cenário, Rebecca Thistlethwaite, cientista de plantas da Universidade de Sydney, disse que os criadores de plantas australianas estão adquirindo material genético de linhas que prosperam em climas quentes como Índia, México e Paquistão. Em 2016 e 2017, os criadores analisaram 4.200 linhas tolerantes ao calor de todo o mundo. 

“A agricultura de conservação também reduz o estresse de umidade. Uma planta sob estresse de umidade é menos capaz de lidar com o choque de temperatura. O controle de ervas daninhas é muito importante. É também uma questão de uso de água e nutrição adequada. Plantas que não têm uma nutrição adequada são menos capazes de lidar com choques de temperatura”, afirma Richard. 

Os pesquisadores sabem que não podem ajudar uma planta de trigo, diminuindo o forno ou fazendo chover. Mas se eles entenderem melhor como as ondas de calor afetam o trigo, estarão mais bem preparados para o que o futuro trouxer. Para ajudar nesse esforço, eles estão entrando em observações de campo em tempo real em modelos de software para talvez ajudar os produtores de grãos australianos a lidar com o aumento das temperaturas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.