CI

Agricultores proprietários de agroindústrias são capacitados em Caseiros

Atividade é fruto de uma parceria entre Emater/RS-Ascar, STR e Secretaria Municipal da Agricultura


Com o objetivo de qualificar os agricultores familiares proprietários de agroindústrias no município de Caseiros, foi realizada uma capacitação, nesta quinta-feira (11/04), na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR). A atividade é fruto de uma parceria entre Emater/RS-Ascar, STR e Secretaria Municipal da Agricultura. 

Na oportunidade, o engenheiro agrônomo e assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar, Vilmar Wruch Leitzke, falou sobre o Programa Estadual de Agroindústria Familiar, seus objetivos, serviços oferecidos pelo Programa, processo de legalização das agroindústrias e assuntos pertinentes ao tema.

Caseiros conta com nove agroindústrias, sendo sete cadastradas no Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf), duas já inclusas e uma que já recebeu o Selo Sabor Gaúcho. As agroindústrias estão operando de forma contínua, comercializando para programas institucionais, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), em Caseiros e municípios vizinhos, além de fazer a venda direta aos consumidores e em alguns comércios locais.

De acordo com a extensionista da Emater/RS-Ascar de Caseiros, Giancarla Ottoni Passos, as principais dificuldades encontradas pelas agroindústrias são a falta de mão de obra, a comercialização e investimentos financeiros. 

?Essa capacitação foi uma oportunidade de reunirmos os representantes de agroindústrias, tanto de origem animal quanto de vegetal, para nivelar ações em conjunto, tanto na parte de legalização, implantação e comercialização. Além disso, foi aplicado um diagnóstico que irá facilitar também para o poder público realizar um planejamento de apoio a esses empreendimentos?, avaliou Giancarla. Ela ressalta a participação de dois jovens que vêm tendo o interesse despertado para a criação de um empreendimento.

Para Íria Perlisser, proprietária da agroindústria Dona Íria, que conta com o selo Sabor Gaúcho, foi uma caminhada o processo de formalização e, também por isso, se dispõe a compartilhar com os demais proprietários e agricultores a sua experiência e conhecimentos adquiridos ao longo do percurso. ?Estou muito contente?, disse. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.