Agricultores realizam visita técnica a plantios de guaraná

Agronegócio

Agricultores realizam visita técnica a plantios de guaraná

Agricultores do Amazonas interessados em cultivar guaraná realizam visita aos plantios do fruto em Presidente Figueiredo
Por:
211 acessos

Agricultores do Amazonas interessados em cultivar guaraná realizam, nesta quarta-feira, 07 de dezembro, uma visita aos plantios do fruto na empresa Jayoro, localizada no município de Presidente Figueiredo. A atividade é organizada pela Jayoro, e conta com apoio da Embrapa Amazônia Ocidental, Prefeitura Municipal de Presidente Figueiredo, Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora) e Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam).
 
Durante a atividade, cerca de 60 agricultores vão aprender sobre diversos aspectos relacionados ao guaraná, como o sistema de produção, tendo como exemplo as atividades desenvolvidas na Fazenda Jayoro; coleta de amostras de solos e de tecidos vegetais, análises e interpretações; correção do solo pela calagem; condicionamento da rizosfera pelo gesso agrícola; recomendação das adubações de solo e foliares; assim como podas de limpeza e de frutificação.
 
São temas da visita técnica, também, as cultivares desenvolvidas e lançadas pela Embrapa; características comparadas dessas cultivares; vantagens das cultivares clonais em relação às mudas de sementes; sombreamento e características dos clones cultivados na Fazenda Jayoro quanto a produtividade; e tolerância das cultivares às principais pragas e doenças.  
 
A visita abrange, ainda, a apresentação da usina de beneficiamento de guaraná da Jayoro; a apresentação do viveiro de mudas, com explicação sobre época ideal para retirada das estacas, preparo de substrato, enchimento de saquinhos, preparo e plantio das estacas; além dos procedimentos e cuidados nas fases de colheita e pós-colheita do guaraná. 
 
O evento tem início às 9h. O público-alvo do evento é formado por agricultores selecionados para participação em projeto de integração produtiva junto a Jayoro e técnicos e engenheiros que darão suporte à condução do projeto.
 
São instrutores da visita os pesquisadores da Embrapa, Firmino José do Nascimento Filho e Lucio Pereira Santos, e os representantes da Jayoro, Lúcio Resende e Fabricio Fregonezi. 


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink