CI

Agricultores relatam situação da agricultura na região de Concórdia

O período de seca causou e ainda causa prejuízos ao homem do campo


O período de seca causou e ainda causa prejuízos ao homem do campo

A estiagem tem causado prejuízos para o Alto Uruguai Catarinense. Duas produções que sofreram perdas com o período de seca foram a de milho e a de leite. O agricultor Osvaldo Lorenzetti, de Barra Bonita, Concórdia, disse que perdeu 60% da produção de milho. Ele relatou que nunca havia pensado em deixar a lavoura, mas passou a repensar o fato de continuar no meio rural. Na produção de leite, segundo ele, as perdas passam de 55%.


Em Lindóia do Sul, o agricultor Deolindo Fontana, de Linha Alegre, afirmou que o pasto está praticamente seco. Na produção de milho, Fontana estimou que as perdas ficaram entre 30 e 40%. Ele não sabe por quanto tempo conseguirá manter esta situação.

No município de Arabutã, em Linha Iracema, o agricultor Arcildo Shuck também afirmou que a situação não é das melhores. A produção de milho teve queda de 50%. Ainda segundo o agricultor, na produção de leite a queda ficou em torno de 20%.

Peritiba também está sendo prejudicada pela falta de chuva. O agricultor Darci Sordi, de Arroio do Meio, falou que na produção de milho as perdas foram de 30 a 40%. Até o pomar de laranja está com dificuldades. Ele ressaltou que o que está ajudando nesta situação é um poço artesiano. O período de estiagem iniciou no ano passado e vem se estendendo em 2012.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.