Agricultores são capacitados sobre produção de derivados de leite e carne em São Pedro do Sul

Agronegócio

Agricultores são capacitados sobre produção de derivados de leite e carne em São Pedro do Sul

Emater/RS-Ascar está estimulando o desenvolvimento e o aperfeiçoamento da produção de derivados de leite e carne, com uma agenda de cursos técnicos para aos agricultores do município. 
Por:
208 acessos

Em São Pedro do Sul, no Vale do Jaguari, a Emater/RS-Ascar está estimulando o desenvolvimento e o aperfeiçoamento da produção de derivados de leite e carne, com uma agenda de cursos técnicos dirigidos aos agricultores do município. 

As capacitações são realizadas em parceria com a Secretaria Municipal da Agricultura, o Sindicato Rural e Senar/RS, com a participação da instrutora Deoni Aparecida Ferreira de Quadros e dos extensionistas do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de São Pedro do Sul, Eva Berani Lopes Marafiga e Ademar Franchi.

O primeiro curso foi realizado no início de julho, do dia 07 ao dia 11, envolvendo 12 famílias do interior do município, sobre derivados de leite, com conteúdo programático sobre o leite e o queijo na segurança alimentar e a fabricação de queijo minas frescal, parmesão, ricota, mussarela, prato, iogurte, doce de leite, creme de leite e rapadura de leite. 

O segundo teve início no dia 12/07 e se encerrou nesta sexta-feira (15/07), no salão da comunidade de Cerro Claro, na agroindústria de Sigmar Senger, sobre embutidos e defumados, também com a participação de 12 famílias. Na oportunidade, foi ministrado conteúdo programático sobre higiene pessoal, do ambiente, dos utensílios, importância e procedimentos, tecnologia de fabricação (moagem da carne, formulação, aditivos). 

Também foram abordadas a conservação e produção da linguiça colonial, linguiça calabresa e salsichão, bacon, costela e lombo defumados, salames (salaminho) e copa, codeguim, salsichão de porco e de frango, além de orelhas, pés e rabos de porco defumados. 

"A nossa expectativa é qualificar os produtos e melhorar o aproveitamento da carne, favorecendo também as quatro agroindústrias de embutidos e defumados existentes no município", destaca o extensionista Ademar Franchi.
 

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink