CI

Agricultores-TO recebem assistência na elaboração de projetos do Pronaf

No assentamento os agricultores querem desenvolver o cultivo de hortaliças, banana e mandioca


No assentamento os agricultores querem desenvolver o cultivo de hortaliças, banana e mandioca.

Agricultores Familiares do Assentamento Santa Cruz, localizado no município de Almas, na região Sudeste do Estado, recebem até sexta-feira, 9, visitas de técnicos do Ruratins – Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins, vinculado a Seagro – Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Agrário, para elaboração de projetos do Pronaf - Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar.

O programa fornece equipamentos agrícolas e custeio para plantios diversos. No assentamento os agricultores querem desenvolver o cultivo de hortaliças, banana e mandioca. Além de obter investimentos para aquisição de matrizes leiteiras e criação de pequenos animais, como galinhas e suínos.

De acordo com o Chefe da Unidade Local de Execução de Serviços do Ruraltins, em Almas, João Filho, o órgão se responsabiliza pela elaboração de projetos e ainda ajuda no planejamento familiar para que o agricultor entenda o funcionamento do mercado.” O agricultor entra com a idéia e nós trabalhamos para que ela se torne viável junto as instituições bancárias. Nos empenhamos ainda em repassar orientações que vão desde o preparo da terra à comercialização dos produtos ” complementou.

Pronaf
O Pronaf - Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar é um programa do Governo Federal para apoiar o desenvolvimento rural sustentável e garantir segurança alimentar, fortalecendo a agricultura familiar, por meio de financiamentos aos agricultores, bem como as suas associações e cooperativas. O Pronaf foi criado em 1995 para atender o pequeno produtor rural de forma diferenciada, mediante apoio financeiro ao desenvolvimento de suas atividades agropecuárias e não agropecuárias exploradas com a força de seu trabalho e o de sua família.

O agricultor familiar que quiser entrar no programa de financiamento deve ter uma renda anual bruta de até R$110 mil, incluída a renda proveniente de atividades desenvolvidas no estabelecimento e fora dele, por qualquer componente da família, excluídas os benefícios sociais e os proventos previdenciários decorrentes de atividades rurais.

O interessado deve ainda residir na propriedade ou em local próximo e obter no mínimo, 70% da renda familiar da exploração agropecuária e não agropecuária do seu estabelecimento.

No Tocantins o agricultor familiar pode obter mais informações sobre financiamentos do Pronaf por meio de um dos escritórios do Ruraltins, presentes em 92 municípios tocantinenses.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.