Agricultura amplia o alcance de fundo de garantia de safra

Agronegócio

Agricultura amplia o alcance de fundo de garantia de safra

Agricultores terão esse direito uma única vez por safra, quando houver calamidade pública ou situação de emergência
Por:
287 acessos
Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural aprovou na quarta-feira (19) o Projeto de Lei 5237/09, do Senado, que inclui entre os beneficiários do Fundo Garantia-Safra os proprietários rurais que formalizarem contratos com agricultores familiares. Eles terão esse direito uma única vez por safra, quando houver calamidade pública ou situação de emergência.

O relator, deputado Nelson Meurer (PP-PR), recomendou a aprovação da matéria. Segundo ele, o objetivo da proposta é garantir condições mínimas de sobrevivência aos agricultores familiares de municípios na área da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), sistematicamente sujeitos a perdas de safra por causa da estiagem ou do excesso de chuvas.

"Em situações de calamidade, nada mais justo do que essa extensão do benefício", disse o relator, acrescentando que a parceria com agricultores familiares "contribui para formar um contexto harmônico e de convivência pacífica".

Menos burocracia

Além disso, o relator assinalou que a medida simplifica a adesão ao benefício do Fundo Garantia-Safra por meio de condomínios e consórcios, "prática que contribui para reduzir os custos de adesão e desburocratiza o acesso dos agricultores familiares do semi-árido".

Da iniciativa do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), o projeto exclui do benefício o agricultor representado pelo consórcio ou condomínio que não cumprir as condições de enquadramento.

Tramitação

O projeto segue, em caráter conclusivo, para as comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink