Agricultura aprova mudança em decreto sobre reserva legal

Agronegócio

Agricultura aprova mudança em decreto sobre reserva legal

Por:
313 acessos

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural aprovou na quarta-feira (5) o Projeto de Decreto Legislativo (PDC) 1347/08, do deputado Antonio Carlos Mendes Thame (PSDB-SP). A proposta susta a vigência do artigo do Decreto 6514/08, do Poder Executivo, que institui multa para o proprietário de terra que deixar de registrar em cartório a reserva legal.

De acordo com Mendes Thame, a finalidade do decreto é regulamentar a Lei de Crimes Ambientais (Lei 9605/98), que não faz nenhuma menção à reserva legal. Por isso, o deputado considera que o artigo 55 do decreto extrapola os limites de regulamentação conferidos ao presidente da República. Ou seja, para valer a norma precisaria tramitar na Câmara como projeto de lei, o que não ocorreu.

Constituição
O relator da matéria na comissão, deputado Leonardo Vilela (PSDB-GO), concorda com Mendes Thame. Para Vilela, o decreto contraria a Constituição.

Ele apresentou parecer favorável ao projeto e disse que as seguidas mudanças sofridas pelo Código Florestal têm criado situações "absurdas", atingindo um número considerável de produtores rurais: "Por exemplo, muitas propriedades na Amazônia tiveram 50% de sua área desmatada, quando era essa a regra, e hoje é preciso recompor 30% da área produtiva com vegetação nativa para que elas possam estar novamente regularizadas."

Segundo o relator, o Ministério da Agricultura estima que, das cerca de 4,3 milhões de pequenas e médias propriedades do País, pelo menos 3 milhões estão irregulares se consideradas todas as leis ambientais.

A comissão declarou prejudicado o PDC 794/08, também de Mendes Thame, que tramita apensado ao PDC 1347/08. Este último tem o texto mais atual.

Tramitação
A matéria ainda precisa ser analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) e pelo Plenário da Câmara.

Íntegra da proposta:
- PDC-1347/2008
http://www2.camara.gov.br/internet/proposicoes/chamadaExterna.html?link=http://www.camara.gov.br/internet/sileg/Prop_Detalhe.asp?id=421130


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink