Agricultura de Precisão: um conceito inovador


Agronegócio

Agricultura de Precisão: um conceito inovador

Por: -Admin
10 acessos

Na análise do pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo, Evandro Chartuni Mantovani, um dos palestrantes da Expodireto Cotrijal 2003 nesta terça-feira (18-03), as modificações drásticas no nível de aplicação tecnológica na agricultura neste final de século demandam do país atuação eficiente no sentido de incorporação e adaptação de inovações, especialmente em áreas estratégicas, como a Biotecnologia e Agricultura de Precisão.

O pesquisador explica para que ocorra um desenvolvimento ainda maior na agricultura brasileira é preciso que haja uma compreensão do conceito de Agricultura de Precisão. “Essa ferramenta oferece novas e revolucionárias oportunidades de aplicação de inovações no campo da Automação, Instrumentação e Tecnologia da Informação, para o aprimoramento dos sistemas de produção agrícola”, afirma.

A partir desse processo de gerenciamento segundo Montovani, será possível novos níveis de eficiência nos aspectos qualitativos e quantitativos da produção de cultura podem ser obtidos.

Sobre o conceito da Agricultura de Precisão, explica que o termo engloba o uso de tecnologias atuais para o manejo de solo, insumos e culturas, de modo adequado às variações espaciais e temporais em fatores que afetam a produtividade das mesmas. É uma técnica de gerenciamento sistêmico e otimizado do sistema de produção através do dominínio da informação, com utilização de uma série de tecnologias e tendo como peça chave o posicionamento geográfico.

“A essência da Agricultura de Precisão é a contínua obtenção de informações espacialmente detalhadas da cultura seguida da utilização adequada dessas informações para otimizar o manejo”, complementa.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink