CI

Agricultura de Precisão à frente das tendências

Os aparelhos de Agricultura de Precisão ganham mais adeptos a cada dia


Os aparelhos de Agricultura de Precisão ganham mais adeptos a cada dia. Não só pela tecnologia dos seus computadores de bordo, controles, satélites e inovações do gênero, mas pelos resultados que eles geram aos seus usuários. Na Agrishow, a New Holland reforça sua vanguarda no assunto. A marca vai apresentar aos visitantes algumas tendências que chegarão ao mercado brasileiro no futuro, direcionadas ao gerenciamento da produção agrícola.


A primeira delas é o controle individual de seções de plantio. Ele provoca um desligamento automático da seção de plantio, economizando sementes e, consequentemente, tempo de operação. O outro é o sistema de telemática, que permite o controle para monitoramento de todo o funcionamento dos equipamentos. As informações de operação são disponibilizadas para um computador em diversos níveis, que podem ser programados para uma máxima produtividade. “As duas ferramentas aumentam o controle do produtor sobre sua plantação, maximizando os ganhos e diminuindo as perdas, desperdícios e tempo ocioso”, afirma o especialista de Marketing de Agricultura de Precisão, Carlos Schimidt.

Novidades
Além de mostrar algumas tendências aos agricultores, a marca também lança o piloto elétrico EZ-Pilot, um sistema de direção assistida que guia automaticamente a máquina. O veículo é mantido no trajeto determinado pelo agricultor com a máxima precisão, melhorando a qualidade do trabalho e o rendimento da lavoura, ao mesmo tempo em que reduz a fadiga do operador e gera maior economia de recursos em combustível e horas.

Outro lançamento é o serviço das redes RTK em operação em Vacaria, no Rio Grande do Sul, e Castro, no Paraná. Fruto de uma parceria entre a fábrica e os concessionários das duas regiões, mais de 100 clientes usarão as redes.

O sistema de RTK é um tipo de correção dos sinais de GPS e Glonass que conta com 2,5 cm de precisão. “Estes sinais são transformados em ondas de rádio, transmitidas num raio de até 20 quilômetros de cada base. Estas ondas permitem desempenho em precisão e repetibilidade impensáveis nestas condições”, explica Schimidt.


Com a rede, os produtores podem realizar trabalhos cada vez mais detalhados na gestão do negócio agrícola, com melhor aproveitamento de área plantada, além de reduzir o amassamento, a sobreposição na aplicação de insumos, a compactação do solo e o consumo de combustível.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.