CI

Agricultura de Precisão passa por mais de 250 alqueires de terra em Tupãssi

Projeto leva agricultura de precisão aos pequenos produtores rurais


Foi entregue oficialmente na semana passada o escritório do projeto “Tupãssi Fazendo Agricultura de Precisão” e sede da Associação dos Agricultores de Tupãssi (Agritu). Concentra-se no local todo o trabalho de análise do projeto pioneiro no Paraná, que leva a agricultura de precisão aos pequenos produtores rurais.

O escritório está em funcionamento na cidade desde o início do ano, junto com o projeto da Agricultura de Precisão, com o trabalho de técnicos e estagiários. Ele foi montado por meio de uma parceria entre Prefeitura, Emater, Governo do Paraná e Agritu. Até o início deste mês, já haviam sido realizadas análises de solo de 50 propriedades rurais, em 250 alqueires de terra no município. “É uma proposta que está dando certo e logo deverá ser ampliada para outros lugares do nosso Estado”, diz o gerente regional do Emater, Ivan Raupp.

O programa serve para auxiliar o pequeno produtor rural, que trabalha na agricultura familiar, a equilibrar sua propriedade e ter mais lucratividade a partir de um processo de automação agrícola, por meio de análises de solo que revelam a quantidade ideal de produtos que o agricultor deve utilizar. Na maior parte do Brasil, a tecnologia só é acessível a grandes proprietários de terra. Tupãssi dispõe de um quadriciclo que percorre as propriedades coletando solo e um caminhão que vai distribuir os produtos necessários, todos devidamente equipados.

“Essa é uma proposta que só está acontecendo de fato graças a um trabalho conjunto entre Governo do Paraná, Emater, Prefeitura, Câmara Municipal e sociedade. Estamos lançando uma semente e sem dúvidas vamos colher grandes resultados”, afirma o prefeito José Carlos Cal Mariussi.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.