Agricultura de Precisão passa por mais de 250 alqueires de terra em Tupãssi
CI
Agronegócio

Agricultura de Precisão passa por mais de 250 alqueires de terra em Tupãssi

Projeto leva agricultura de precisão aos pequenos produtores rurais
Por:
Foi entregue oficialmente na semana passada o escritório do projeto “Tupãssi Fazendo Agricultura de Precisão” e sede da Associação dos Agricultores de Tupãssi (Agritu). Concentra-se no local todo o trabalho de análise do projeto pioneiro no Paraná, que leva a agricultura de precisão aos pequenos produtores rurais.

O escritório está em funcionamento na cidade desde o início do ano, junto com o projeto da Agricultura de Precisão, com o trabalho de técnicos e estagiários. Ele foi montado por meio de uma parceria entre Prefeitura, Emater, Governo do Paraná e Agritu. Até o início deste mês, já haviam sido realizadas análises de solo de 50 propriedades rurais, em 250 alqueires de terra no município. “É uma proposta que está dando certo e logo deverá ser ampliada para outros lugares do nosso Estado”, diz o gerente regional do Emater, Ivan Raupp.

O programa serve para auxiliar o pequeno produtor rural, que trabalha na agricultura familiar, a equilibrar sua propriedade e ter mais lucratividade a partir de um processo de automação agrícola, por meio de análises de solo que revelam a quantidade ideal de produtos que o agricultor deve utilizar. Na maior parte do Brasil, a tecnologia só é acessível a grandes proprietários de terra. Tupãssi dispõe de um quadriciclo que percorre as propriedades coletando solo e um caminhão que vai distribuir os produtos necessários, todos devidamente equipados.

“Essa é uma proposta que só está acontecendo de fato graças a um trabalho conjunto entre Governo do Paraná, Emater, Prefeitura, Câmara Municipal e sociedade. Estamos lançando uma semente e sem dúvidas vamos colher grandes resultados”, afirma o prefeito José Carlos Cal Mariussi.

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink