Agricultura divulga zoneamento agrícola da cana-de-açúcar

Agronegócio

Agricultura divulga zoneamento agrícola da cana-de-açúcar

Estudo é direcionado ao Acre
Por:
1563 acessos
O Diário Oficial da União (DOU) publicou nesta segunda-feira, 28 de março, as condições mais favoráveis para o plantio da cana-de-açúcar no Acre. O estudo de risco climático do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento informa que a cana tem o máximo do seu crescimento em temperaturas altas, entre 30ºC e 34ºC.
 
Acima ou abaixo dessa média, há redução considerável do seu desenvolvimento. Em áreas onde ocorrem geadas frequentes, o cultivo é economicamente inviável.

Outra sugestão para maior produtividade é o período de plantio, que deve ocorrer no intervalo de 1º de outubro a 31 de dezembro. O estudo explica que as chuvas contribuem para o desenvolvimento da cana. No período de maturação, no entanto, a presença de uma estação seca favorece o acúmulo de sacarose (açúcar) no caule e facilita o manejo e a colheita.

O cultivo da cana-de-açúcar no país é destinado, em sua maior parte, à produção de açúcar e de etanol. Em menor escala, destina-se a outras finalidades, como a alimentação animal e fabricação de aguardente.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink