CI

Agricultura familiar do RS se fortalece

O projeto da usina da Cooperfumos, que é ligada ao MPA, foi apresentado no final do ano passado


O projeto da usina da Cooperfumos, que é ligada ao MPA, foi apresentado no final do ano passado e visava a instalação da unidade em Rio Pardo, onde existem linhas férreas que possibilitariam o escoamento da produção para o restante do País. Entretanto divergências ocorridas no município fizeram com que os coordenadores optassem por Santa Cruz.

Durante a inauguração o sentimento de conquista foi bastante ressaltado. “É um compromisso que está sendo cumprido dentro do cronograma”, disse o prefeito José Alberto Wenzel. Animado com o empreendimento ele chegou a ajudar na prensagem da cana e se entusiasmou quando foi retirada a primeira amostra de álcool. “É o fortalecimento da agricultura familiar e um exemplo prático de diversificação”, completou. Foi Wenzel que teve a idéia de chamar o complexo de São Francisco de Assis, por considerar que o projeto tem preocupação com o meio ambiente.

A mesma opinião foi ressaltada pelo delegado estadual do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Nilton Pinho de Bem. “É o caminho para o crescimento da agricultura entre os pequenos. Assim também está se criando sustentabilidade ambiental, uma vez que o projeto tem preocupação neste sentido”, completou. Para dar continuidade ao empreendimento o ministério disponibiliza linhas de crédito por meio do Pronaf para custear o financiamento, tanto da produção de matéria-prima, quanto de equipamentos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.