CI

Agricultura Familiar é destaque na abertura da Expoagro Cotricampo

Com abertura oficial na sexta-feira, 22 de fevereiro, a 4ª Expoagro Cotricampo destacou a Agricultura Familiar


Com abertura oficial na sexta-feira, 22 de fevereiro, a 4ª Expoagro Cotricampo destacou a Agricultura Familiar. O presidente da cooperativa, Gelson Bridi, e autoridades presentes ao evento mencionaram políticas públicas de apoio aos agricultores e iniciativas, realizadas no Campo Experimental da Cotricampo, em Campo Novo, onde se realiza a Expoagro (21 a 23/02). 

"Buscamos a parceria da Emater e fomos atendidos em tudo aquilo que o produtor precisa", disse Bridi, referindo-se ao espaço da Emater/RS-Ascar, planejado para atender os mais de 70% dos associados da Cotricampo, agricultores familiares da região Celeiro do Estado. 

O ex-deputado federal Vilson Covatti, que representava na ocasião o secretário de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho, destacou a importância do setor primário à economia do Rio Grande do Sul. "Não é por nada que o agronegócio, a agricultura, representa 43% do Produto Interno Brutto (PIB)", disse Covatti. Ele também enfatizou a importância da Emater/RS-Ascar no assessoramento a esse segmento produtivo. "Ela (Emater) sabe trabalhar com o que realmente precisa", disse Covatti. 

A deputada Silvana Covatti também enfatizou a importância do setor primário, dizendo que "a maior roda que gira é o agronegócio, é a agricultura familiar". A parlamentar também mencionou a importância da assistência técnica aos agricultores. "Quero destacar a Emater, a diferença do trabalho que faz a Emater, através dos seus homens e suas mulheres", disse a deputada Silvana. 

A cerimônia também contou com as presenças da deputada Zilá Breitenbach, que representava a Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, e do deputado Edegar Pretto. 

O presidente da Emater/RS, Iberê de Mesquita Orsi, destacou a importância do serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (ATERS) para o campo e cidade. "A Emater leva as políticas públicas, estadual, municipal e federal lá na barranca do rio Uruguai. É ela (Emater) que tem este compromisso. É ela que pega a pesquisa feita pela Embrapa e faz chegar ao nosso agricultor. Muitos acham que isso é caro, assim como é caro a educação, é caro a saúde , mas teremos uma carestia maior e muito mais sentida por qualquer um de nós no dia em que faltar algum alimento na nossa mesa, por isso o Serviço de Extensão, não é igual a entrega de um carro, de um saco de adubo, ele é um serviço que é formiguinha, que leva o conhecimento ao nosso produtor", disse Orsi.

Cooperativismo

Outro tema em destaque foi o cooperativismo. "Não temos, hoje, como ver um agricultor pequeno chegar no mercado internacional. Ele só vai chegar por meio do cooperativismo. O cooperativismo é fundamental", disse o presidente da Emater/RS.

O prefeito de Campo Novo, Antônio Sartori, também deu ênfase ao cooperativismo. "Nós precisamos nos despir de motivações individualizadas e pensarmos no coletivo, para que realmente possamos crescer e produzir bons resultados", resumiu o prefeito.

Números

A 4ª Expoagro Cotricampo reuniu 200 empresas e instituições e foi prestigiada por um público aproximado de 18.500 pessoas. O segmento da Agricultura Familiar se faz representar no Pavilhão da Agricultura Familiar, que reuniu 28 agroindústrias, e, também, no espaço da Emater/RS-Ascar, onde foram apresentados sete temas ao público: bovinocultura de leite; horticultura; plantas bioativas; meliponicultura; tecnologia de aplicação; Centro de Treinamento de Agricultores (Cetreb); e Cooperativismo. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.