CI

Agricultura familiar é prioridade em Feira de Santana/BA

Mais de 11 mil agricultores familiares foram beneficiados no primeiro semestre de 2009


Mais de 11 mil agricultores familiares foram beneficiados pela Secretaria da agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), através da Gerência Regional da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. (EBDA), em Feira de Santana, no primeiro semestre de 2009. Os programas e ações de governo como o Garantia Safra, Declarações de Aptidão ao Pronaf (DAP’s), Mais Alimento (PAA), Sertão Produtivo, Biodiesel e o atendimento ao agricultor familiar são priorizados, e os resultados, contabilizados.

Segundo a gerente regional da EBDA Edilza Reis, os resultados representam o esforço de cada técnico, ligado à gerência. “O nosso corpo técnico tem correspondido aos desafios da empresa e superado as metas estabelecidas”, comentou. Para demonstrar esta ação, a gerente informou que no Programa Biodiesel, atuando em nove municípios, foram envolvidos 242 agricultores familiares, com uma área de 150 hectares plantados com a cultura.

No Programa Garantia Safra 2009, a atuação da gerência, em 17 municípios, levou a 575 laudos de plantio, todos georreferenciados através de GPS, e a 5,3 mil agricultores familiares beneficiados.

Com relação às Declarações de Aptidão ao Pronaf (DAP’s), para o exercício 2008/2009, em 30 municípios atendidos, foram elaboradas e homologadas 10,9 mil DAP’s. Já o Programa Sertão Produtivo teve 300 agricultores familiares contemplados, em sete municípios, com entrega de animais.

O PAA, na modalidade, Doação Simultânea de Ovos Caipira, em quatro municípios atendidos, permitiu a elaboração de cinco projetos, totalizando R$ 250 mil, beneficiando 230 agricultores familiares e 18 instituições. A gerência estimou, com os dados financeiros levantados, através de análise de variação entre receita e custos, o valor de atendimento por agricultor, que ficou em torno de R$ 25,13.

Estes dados comprovam os bons resultados alcançados pela gerência no período e, segundo Edilza Reis, no segundo semestre, os números serão mais expressivos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.