Agricultura familiar é responsável por 50% dos produtos da merenda escolar em Lucas

Agronegócio

Agricultura familiar é responsável por 50% dos produtos da merenda escolar em Lucas

Em 2016 foram servidas 3.823.931 refeições nas 16 escolas municipais
Por:
741 acessos

Em 2016 foram servidas 3.823.931 refeições nas 16 escolas municipais

Em 2012, 13,1% do repasse federal era utilizado para aquisição de produtos da agricultura familiar. Em 2016, cresceu para 50,05% e ultrapassando o valor exigido pelo governo federal que é 30%. Os produtos que fazem parte desta lista são alface, couve, rúcula, cheiro verde, leite pasteurizado, ovos, banana, banana da terra, melancia, mamão, limão, abóbora, quiabo, pepino, mandioca, batata doce, abobrinha, tomate, polpa de frutas para suco e frango.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Elaine Lovatel, essa conquista é resultado do empenho do setor da merenda escolar da Secretaria de Educação e do trabalho técnico da Secretaria de Agricultura com a parceria iniciada em 2013.

“Com a aquisição de produtos, o município fomenta a produção da agricultura familiar e traz melhorias na alimentação das crianças, pois são alimentos frescos e produzidos com todo cuidado”. Para que a iniciativa tivesse resultados, a Secretaria de Agricultura realizou diversos cursos de capacitação, reforçou a assistência técnica nas propriedades e criou o campo experimental onde cultivos são testados e apresentados aos agricultores em dias de campo.

Também foram feitos investimentos nas comunidades rurais como aquisição de equipamentos agrícolas, instalação de rede de energia elétrica, de sistema de irrigação, repasse de recursos para construção de agroindústrias e muito mais. Em 2016 foram servidas 3.823.931 refeições nas 16 escolas municipais, com investimento de R$ 0,63 a refeição. 


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink