Agricultura familiar é tema da Agrinorte
CI
Agronegócio

Agricultura familiar é tema da Agrinorte

A expectativa dos organizadores da feira é de que cerca de 10 mil pessoas visitem os 20 estandes de expositores (CE)
Por:

Uma Nova Visão da Agricultura Familiar” é o tema da Feira de Agronegócios da Zona Norte (Agrinorte) que acontece anualmente em Sobral e chega a sua sexta edição. A feira, que tem apoio da Prefeitura local e do Governo do Estado, começa amanhã e segue até o dia 24. Paralelo ao evento, acontece o V Festival da Tilápia e o segundo Festival do Mel.

O objetivo principal, segundo o secretário de Agricultura do município e coordenador da exposição, Osmani Parente, é difundir novas tecnologias e conhecimentos nas áreas de agricultura familiar, agronegócio, agrotecnologia e qualificação profissional. Serão realizadas palestras, mesas-redondas, minicursos, dias de campo e feiras de agricultura familiar. Haverá, também, exposição de produtos e serviços de empresas e instituições ligadas ao ramo, além de apresentações culturais com artistas da terra.

Parente explica que um dos maiores desafios dos gestores públicos é manter o homem no campo. A escolha do tema foi em função da importância da agricultura familiar no contexto brasileiro. “Não basta ter programas direcionados para a agricultura familiar. É preciso trabalhar a educação no meio rural, a transferência de tecnologias simples, a comercialização e a assistência técnica, tanto na geração de alimentos como na geração de renda excedente”, explica Osmani.

A abertura da VI Agrinorte está prevista para as 8 horas e deverá contar com presença do prefeito de Sobral Leônidas Cristino, e prefeitos da região, além de outras autoridades. Durante os três dias, os participantes poderão assistir a palestras que abordarão vários assuntos como: defensivos agrícolas; boas práticas alimentares; licenciamento ambiental para práticas de atividades econômicas sustentáveis; cadeia produtiva da tilápia no Estado — além de oportunidade de negócios para grandes e, principalmente, pequenos produtores da região. A Agrinorte é uma chance de aperfeiçoar conhecimentos e saber mais sobre as tecnologias voltadas para o homem do campo. Na abertura, estudantes e técnicos agrícolas se juntarão aos produtores na palestra sobre “Agroecologia – Uma nova visão da agricultura familiar”, ministrada pelo técnico da Ematerce, Nicolas Fabre.

Os organizadores informam que a entrada é franca. No período da noite acontecerá o festival gastronômico, exposição e as atrações culturais (Tailândia Montenegro, Eduardo Asaf, Martônio Holanda e Cafuné e banda). “Nossa expectativa para este ano é que cerca de 10 mil pessoas visitem os 20 estandes de expositores. A Prefeitura está investindo cerca de R$ 50 mil para a realização da feira”, destaca Osmani.

Mais informações:
Agrinorte 2008
Centro de Convenções de Sobral
Entrada franca
(88) 3611.5835
www.sobral.ce.gov.br/sec/sdr


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.