CI

Agricultura Familiar é tema de Interiorização do Governo em Santa Rosa


As soluções para o problema da estiagem e novas demandas da agricultura familiar foram as principais pautas durante a reunião temática, realizada na segunda-feira (30/01), no Centro Cívico e Cultural Antônio Carlos Borges, em Santa Rosa, logo após o término da Interiorização do Governo do Estado no município. A partir das 16h, representantes de sindicatos, associações, cooperativas e demais autoridades regionais debateram a situação atual com as secretarias da Agricultura, do Desenvolvimento Rural, de Obras Públicas, além da Emater/RS-Ascar e Defesa Civil.


Em seu pronunciamento durante a Interiorização, o titular da SDR, Ivar Pavan, apresentou o balanço da abertura de poços, além de anunciar a perfuração de novos e a execução do Programa Leite Gaúcho na região, com a assinatura de duas novas cooperativas. “Também estão sendo aplicados R$ 750 mil na construção de cisternas”, completou. Cada secretaria presente também realizou reuniões temáticas após a Interiorização, na Unidade I da Fundação Educacional Machado de Assis (Fema).

O presidente da Emater/RS e superintendente-geral da Ascar, Lino De David, afirmou que este é um momento único e especial para os municípios que recebem o governador Tarso Genro e praticamente todo o seu secretariado. “É a oportunidade para inaugurações, assinaturas de convênios, anúncios de investimentos e – acima de tudo – para ouvirmos diretamente o que o povo da região tem a demandar”.

Para o governador Tarso Genro, a 12ª edição da Interiorização do Governo – e a primeira deste ano – trata-se de mais uma ferramenta da mais pura democracia e plena participação popular nas decisões a serem tomadas pelo governo. Um dos principais anúncios para a região – a contratação de um médico legista e um auxiliar – foi feita pelo próprio governador, quase ao término da Interiorização. Outra cobrança feita pela população local era o recapeamento asfáltico entre Santa Rosa e Santo Ângelo, que teve a ordem do início dos serviços assinados na ocasião. “Em 10 ou, no máximo, 15 dias, a obra será iniciada”, anunciou o secretário de Infraestrutura e Logística, Beto Albuquerque.


Pela manhã, Tarso Genro e Beto Albuquerque inauguraram ainda os 10 quilômetros de acesso asfáltico entre os municípios de Tucunduva e Novo Machado. Com o investimento de R$ 8 milhões, sendo 50% no atual governo e o restante nos governos que antecederam e deram início à obra, a população pode ver concluída uma reivindicação de mais de duas décadas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.