CI

Agricultura familiar esteve em debate na Embrapa Trigo

As discussão acerca deste assunto demonstram as preocupações da sociedade brasileira sobre este tema


As discussão acerca do tema agricultura familiar, que ultimamente vem sendo fomentadas em todo o país, demonstram as preocupações da sociedade brasileira sobre este tema. Nesta quarta-feira (11-07), a Embrapa Trigo e a Fetraf-Sul promoveram um Seminário sobre Tecnologias para a Agricultura Famliar. O evento tem continuação nesta quinta-feira.

Na manhã de abertura do evento, Altemir Tortelli, coordenador geral da Fetraf-Sul, disse que a realização deste evento é "um marco histórico de uma relação que está construída entre a Embrapa e os agricultores familiares". De acordo com o coordenador, os agricultores do sul do país não tem a dimensão correta da do que significa a Embrapa no Brasil. Segundo ele, a importância deste encontro é o seu possível desenvolvimento e uso de tecnologias da marca Embrapa na agricultura familiar. A expectativa de Tortelli é de que se tenha uma maior capacidade de implementar o resultado de pesquisas e o uso de novas tecnologias na agenda do dia-a-dia da Fetraf-Sul. Portanto, diz estar convencido que a agricultura familiar precisa de políticas, da pesquisa e da técnica.

Já Gilberto Cunha, chefe-geral da Embrapa Trigo, enfatizou a relevância do evento, tendo em vista que o Sul tem os principais atores da agricultura familiar brasileira. Para ele, além de um marco histórico, trata-se também um reunião de trabalho para construir uma nova agenda de transferência de tecnologia para agricultura familiar, com base em tecnologias acabadas, e também, com base nas demandas, desenvolver novos projetos de pesquisa. "A Embrapa tem compromissos com a agricultura familiar, pois a sua missão visa, essencialmente, a promoção do desenvolvimento rural. Nossa visão não é a elevação da produtividade a qualquer custo, temos comprometimentos com o ambiente e com o homem, acima de qualquer coisa".

Durante a tarde, mais duas palestras foram proferidas e os trabalhos em grupo foram iniciados. Na quinta-feira, o evento inicias às 8h30min, com debates sobre estratégias políticas e prioridades da parceria e encaminhamentos. As informações são da assessoria de imprensa da Embrapa Trigo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.