Agricultura familiar leva produtos orgânicos e agroecológicos para a Green Rio
CI
Agronegócio

Agricultura familiar leva produtos orgânicos e agroecológicos para a Green Rio

3a Conferência Green Rio, de 07 e 08 de maio, no Rio de Janeiro
Por:
Três associações, que juntas representam 380 agricultores familiares, mostram o que há de melhor na produção de orgânicos e alimentos gourmet dos produtores fluminenses, na terceira edição da Conferência Green Rio, mais importante plataforma de negócios da Economia Verde do Rio de Janeiro. A conferência ocorre nesta quarta (7) e quinta-feira (8), no Espaço Tom Jobim, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, promovendo negócios e iniciativas produtivas sustentáveis, além de fórum de debates.

O espaço exclusivo para a comercialização de alimentos orgânicos e agroecológicos de agricultores familiares, a Tenda da Agricultura Familiar, disponibilizará aos visitantes do evento a qualidade e a diversidade da produção familiar. São conservas condimentadas com especiarias importadas (chutney's); queijos curados ou temperados com ervas finas; mel e derivados diversos; doces processados, bombons, geleias, hortaliças e legumes.

Os produtores familiares levarão mais de meia tonelada de gêneros alimentícios cultivados ou manejados sem a utilização de aditivos químicos e sem causar danos ao meio ambiente. Os produtos serão vendidos no local.

A participação das associações tem apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), por meio de sua Delegacia (DFDA) no estado e da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), via Departamento de Geração de Renda e Agregação de Valor (Degrav).

“Grandes eventos internacionais estão aquecendo a gastronomia e a hotelaria do Rio de Janeiro. Por isso acreditamos que essa é a ocasião ideal para promover bons negócios para nossa agricultura familiar, principalmente no momento em que a procura por alimentos orgânicos e agroecológicos cresce cada vez mais entre os que defendem uma alimentação mais saudável”, avalia o delegado substituto do MDA no RJ, Sérgio Coelho.

Durante a conferência, também serão realizadas rodadas de negócios com comerciantes e representantes dos setores de hotelaria e alimentação, para esclarecer as vantagens dos alimentos orgânicos e agroecológicos e para oferecer aos agricultores familiares a oportunidade de comercialização no atacado.

Políticas públicas

Os agricultores familiares selecionados para a Green Rio contaram com serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), bem como com financiamento para o desenvolvimento da produção por meio de créditos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), da Secretaria da Agricultura Familiar do MDA. Todos comercializam parte dos seus produtos por meio dos programas, do Governo Federal, de Aquisição de Alimentos (PAA) e de Alimentação Escolar (Pnae).

Associações e produtos

*Associação de Agroindústrias Familiares do estado do Rio de Janeiro (Aprorio): queijo frescal, queijo curado, queijo condimentado; derivados diversos de mel (spray, sachê e potes de 250 ml, 500ml e 1 litro, das mais diversas flores); conservas diversas (chutney de berinjela, geleia de laranja, amora, morango, abacaxi com pimenta, antepasto de berinjela , pepino, abobrinha, tomate seco, molho de pimenta); geleia de morango e morango com pimenta; derivados de leite de cabra (doce, biscoito e queijo frescal)

* Associação dos Agricultores Agroecológicos da Região Serrana do estado do Rio de Janeiro - Associação Agroecológica de Teresópolis: miniprocessados (verduras, legumes e brotos diversos)

*Associação de Agricultura Biológica (Abio): legumes, verduras, frutas e biscoitos

Green Rio

A terceira edição consolida a Green Rio como a mais importante plataforma de negócios da Economia Verde do Rio de Janeiro e principal fórum de debates e apresentação de inovações. Lançada em 2012 como evento paralelo a Rio+20, a Green Rio 2014, terá áreas para exposições de fabricantes de cosméticos, alimentos, bebidas, entre outros, além de rodadas de negócios e uma ampla agenda de palestras e debates com os principais expoentes nacionais e internacionais ligados ao mercado de orgânicos e ao desenvolvimento sustentável. A programação inclui painéis de debates e busca soluções para questões preocupantes, como o desperdício de alimentos e a escassez de água.

3a Conferência Green Rio

Data: quarta e quinta-feira (07 e 08 de maio)
Hora: 10 às 18 horas
Local: Espaço Tom Jobim – Jardim Botânico. Rio de Janeiro (RJ)

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink