CI

Agricultura familiar na maior feira de orgânicos do mundo

A edição de 2016 atraiu 2,2 mil expositores de 126 países, mais de 100 mil produtos expostos e o público chegou a 42 mil visitantes


A Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) vai selecionar 13 empreendimentos para participarem da edição 2017 da BioFach, de 15 a 18 de fevereiro, em Nuremberg, na Alemanha. O evento é considerado a maior e mais importante feira de orgânicos no mundo. Os selecionados vão expor no estande Brasil - Family Farming. 

Principal entrada para o mercado europeu, a edição de 2016 atraiu 2,2 mil expositores de 126 países, mais de 100 mil produtos foram expostos e o público chegou a 42 mil visitantes. São importadores, exportadores, distribuidores, atacadistas e redes varejistas. 

A feira é uma vitrine da agricultura familiar brasileira para todo o planeta. A Cooperativa Central de Comercialização Extrativista do Acre (Cooperacre) participou do evento nos anos de 2014 a 2016. A gerente de vendas da Coopeacre, Melise Santos de Souza, fala dos frutos dessas participações. “Na BioFach 2016, fechamos contratos com empresas europeias. Outro benefício foi que conseguimos exportar as castanhas para Estados Unidos, Austrália e estamos em negociação com Alemanha”, disse. 

Para a analista de políticas públicas da Sead, Heloísa Batista Correia Fontes, a importância da feira vai além da exposição de produtos. “É, principalmente, um espaço de reflexão sobre o setor e onde se lança as tendências internacionais para a agricultura familiar”, observa.   

Relevância 

A Sead estimula a participação de agricultores familiares em feiras internacionais. A BioFach, especialmente, por tratar de orgânicos, fonte de alimentação saudável e segura. “A feira faz parte das estratégias da Secretaria Especial para impulsionar o cooperativismo, gerar renda e agregar valor aos produtos da agricultura familiar do Brasil”, explica Heloísa Fontes. 

A participação da Sead inclui, além da promoção dos produtos no estande, participação em espaços de discussão paralelos à feira e fórum de expositores, por exemplo. Além de reuniões dos expositores com possíveis clientes e visitas técnicas.  

Inscrições

A Chamada de Seleção para a BioFach 2017 está aberta até o dia 12 outubro de 2016.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.