CI

Agricultura familiar para a América Latina ver

Expoalimentaria é uma grande oportunidade de negócios para os agricultores familiares


Começa nesta quarta-feira (28), no Centro de Exposiciones Jockey, em Lima, no Peru, a Expoalimentaria 2016. A feira é considerada o maior evento de bebidas e alimentos da América Latina.  Nesta edição, mais de 650 empresas devem apresentar seus produtos. Segundo os organizadores, a expectativa é que aproximadamente 43 mil pessoas passem pelo local. O Brasil será representado por seis cooperativas de agricultores familiares. Os empreendimentos foram selecionados pela Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead).

Para o chefe substituto da Assessoria para Assuntos Internacionais e de Promoção Comercial da Sead, Hur Ben Corrêa da Silva, eventos como a Expoalimentaria impulsionam a modernização e comercialização da agricultura familiar. “A Sead está viabilizando e apoiando a participação de cooperativas brasileiras na feira. É uma oportunidade que elas têm de levar os seus produtos para a América Latina conhecer", diz. 

A Expoalimentaria é uma grande oportunidade de negócios para os agricultores familiares. “Deste evento podem surgir novos contratos. É uma boa hora para fazer contatos e conhecer possíveis parceiros",  destaca Hur Ben Corrêa. “É importante que as cooperativas criem novos canais de comercialização para a agricultura familiar”, acrescenta.

Os empreendimentos selecionados pela Sead são: a Cooperativa dos Agricultores do Vale do Amanhecer (Coopavam), Cooperativa para o Desenvolvimento da Apicultura do Nordeste (Coodapis), Cooperativa Central de Comercialização Extrativista do Estado do Acre (Cooperacre), Cooperativa Agropecuária de Produção e Comercialização Vida Natural (Coopernatural), Cooperativa Regional Agropecuária Sul Catarinense (Coopersulca) e, por fim, a Cooperativa dos Agricultores Familiares de Poço Fundo e Região (Coopfam).

Experiência que vem do Norte

A Cooperativa Central de Comercialização Extrativista do Estado do Acre (Cooperacre) é um dos empreendimentos selecionados para participar da Expoalimentaria 2016. Fundada em 2001, a cooperativa está localizada em Rio Branco e conta com 2.500 cooperados. No estande “Brasil da Agricultura Familiar” eles vão expor castanha-do-Brasil.

Para o presidente da Cooperacre, Manoel José da Silva, participar de um evento interacional é muito gratificante. “Além de conhecer novas culturas, potencializa a força da nossa cooperativa, uma vez que ela é a principal responsável pela produção de castanhas do país”, acrescenta.

Cooperativas e seus produtos

Durante três dias de Expoalimentaria as cooperativas brasileiras vão mostrar o que há de melhor na agricultura familiar brasileira. Confira a lista dos produtos e seus representantes:

O Centro Oeste será representado pela Cooperativa dos Agricultores Familiares do Vale do Amanhecer (Coopavam), que vai levar castanha-do-Brasil (também conhecida como castanha-do-Pará) e barras de cereais.

A Cooperativa para o Desenvolvimento da Apicultura do Nordeste (Coodapis) levará o sabor das frutas nordestinas em polpas congeladas e mel de abelhas.

A Cooperativa dos Agricultores Familiares de Poço Fundo e Região (Coopfam) vai representar o Sudeste brasileiro com café orgânico in natura e o Café Fair Trade.

A Cooperativa Regional Agropecuária Sul Catarinense (Coopersulca) representará a região Sul com arroz orgânico parboilizado. Também do Sul, a Cooperativa Vida Natural (Coopernatural) levará cerveja orgânica e geleia de blueberry, produzidas na Serra Gaúcha.

E a região Norte vai ser representada pela Cooperativa Central de Comercialização Extrativista do Acre (Cooperacre), que vai levar castanhas-do-Brasil.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.