CI

Agricultura familiar participará de Congresso de nutricionistas

Os empreendimentos foram selecionados pela Secretaria Especial de Agricultura Familiar e de Desenvolvimento Agrário (Sead)


Produtos de nove empreendimentos da agricultura familiar participarão pela primeira vez do XXIV Congresso Brasileiro de Nutrição, que acontecerá no mês que vem, de 26 a 29 de outubro, no Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), em Porto Alegre.

Os empreendimentos foram selecionados pela Secretaria Especial de Agricultura Familiar e de Desenvolvimento Agrário (Sead), ex-MDA, de acordo com o tipo de alimentos produzidos. Foram escolhidos produtos com baixo teor de sódio e açúcar e feitos com matéria-prima da biodiversidade da região Amazônica. Serão comercializados em um estande de 96 m² diversos alimentos fabricados com açaí, castanha-do-Brasil, castanha-de-baru, guaraná, babaçu, além do café.

A participação dos empreendimentos no evento está sendo viabilizada pela instituição pública alemã Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), que tem um acordo de cooperação- técnica com a Sead para a ampliação e execução de políticas públicas na região da Amazônica.

“A ideia é mostrar para esses profissionais que existem produtos de qualidade oriundos da biodiversidade da região Amazônica, que podem ser incluídos na alimentação saudável”, explica a assessora técnica da GIZ, Tatiana Balzon.

O secretário da Agricultura Familiar da Sead, Everton Ferreira, destaca que a agricultura familiar tem contribuído muito para a alimentação saudável da população brasileira. “Queremos ampliar o mercado voltado para a alimentação saudável e típica de cada região. E são esses profissionais que influenciam os hábitos alimentares, na elaboração dos cardápios das escolas e dos restaurantes”, diz.

Castanha-do-Brasil

A Cooperativa dos Vale do Amanhecer (Coopavam), localizada no município de Juruena, na região Noroeste do estado do Mato Grosso, é um dos nove empreendimentos selecionados para participar do congresso. A organização levará para a feira 40 quilos de produtos derivados da castanha-do-Brasil, como barras de cereais, óleos e farinha.

Conforme o engenheiro agrônomo e coordenador de projetos da Coopavam, Paulo César Nunes, o objetivo de participar da feira é de conquistar novos espaços de comercialização. “Levamos a história dos povos que trabalham com a castanha nos nossos produtos. Buscamos o apoio de empresas comprometidas com a responsabilidade social e ambiental”, explica. 

As atividades da Coopavam se iniciaram em 2008. Atualmente, a cooperativa tem 67 sócios e uma rede de fornecedores, que inclui agricultores familiares de assentamentos e aldeias indígenas.

Por ano, a cooperativa beneficia mais de 250 toneladas de castanha-do-Brasil, que é vendida para empresas de alimentos e cosméticos. Por meio das compras públicas do Governo Federal, os produtos também são comercializados para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e para Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.