CI

Agricultura Irrigada: Núcleo de Referência é inaugurado em MG

Embrapa se preocupa de que o NURII tenha sustentabilidade financeira


A criação do Núcleo de Referência e Inovação em Irrigação e Recursos Hídricos, o NURII, inaugurado na quinta-feira (09-12), em Frutal- MG, durante o seminário "O Estado da Arte da Agricultura Irrigada no Brasil - Desafios e Oportunidades", é a oportunidade dos setores envolvidos reivindicarem a formação de um órgão coordenador de políticas públicas.

A afirmação foi feita pelo diretor-presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária- Embrapa, Pedro Antônio Arraes. “O tema está muito pulverizado. Esse é o momento de criarmos um movimento político com as diversas esferas governamentais para a formação de um órgão coordenador de políticas públicas para o setor”, disse.

Uma das preocupações do diretor-presidente da Embrapa é de que o NURII tenha sustentabilidade financeira. Criado pelo acordo de cooperação técnica firmado entre a Agência Nacional de Águas- ANA, a Embrapa, a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais e a Fundação HidroEx, o NURII vai desenvolver ações voltadas ao uso sustentável dos recursos hídricos no setor de irrigação. Por meio do Núcleo, diversas ações de uso racional serão incentivadas, com ênfase para aquelas voltadas aos países de língua portuguesa.

Para o diretor-presidente da ANA o NURII representa um enorme ganho para o setor de recursos hídricos. Vicente Andreu enalteceu a cooperação necessária entre as instituições para o sucesso do Núcleo, opinião compartilhada pelo governador do Estado de Minas Gerais em exercício, Alberto Pinto Coelho. Para o governador em exercício, o NURII é um exemplo de superação de desafios.

De acordo com o deputado federal Nárcio Rodrigues, idealizador do HidroEX, o NURII permitirá a conciliação do desejo de produção com a necessidade da preservação dos recursos naturais, sobretudo dos recursos hídricos. “Não há vida onde não há água. Eis a grande importância do NURII para Frutal e para o Brasil”, afirmou o deputado durante cerimônia de inauguração.

O seminário "O Estado da Arte da Agricultura Irrigada no Brasil - Desafios e Oportunidades" termina nesta sexta-feira (10-12), com a realização de apresentações e debates sobre experiências internacionais na agricultura irrigada; duas oficinas temáticas, uma sobre tecnologia e inovação e outra sobre capacitação; seguidas da 3ª Reunião Ordinária do Fórum Agricultura Irrigada.
 
As informações são da assessoria de imprensa da Embrapa Cerrados.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.