CI

Agricultura molecular: empresa “colhe” proteína animal

O código de instruções específico determina qual proteína a célula vegetal expressa


Foto: Pixabay

A empresa de tecnologia agroalimentar Moolec Science está expandindo sua plataforma de proteínas animais alternativas cultivadas em plantas geneticamente modificadas. Das proteínas da carne bovina e suína (para substitutos da carne) obtidas nas lavouras de ervilha e soja, agora se soma a produção de proteínas do ovo (para panificação) e leite nas plantas de trigo. 

A equipe da Moolec tem experiência no uso de agricultura molecular para a indústria de fabricação de queijos e está trabalhando em ingredientes vegetais funcionais para o mercado de carne. No início do mês a empresa anunciou que está expandindo seu portfólio para bebidas à base de plantas e panificação. 

A agricultura molecular descreve a produção de biomoléculas e produtos comerciais usando plantas em vez de biorreatores e fermentação baseada em leveduras ou bactérias. Ao fazê-lo, os co-fundadores Gastón Paladini, Martín Salinas e Henk Hoogenkamp visam melhorar a acessibilidade das soluções "sem animais" na cadeia de abastecimento alimentar. 

“Embora seja uma solução baseada em células, a Moolec enfatizou que seus produtos são totalmente livres de animais. “Nenhuma célula animal foi colhida e não há necessidade de fazer isso”, explicou o CEO Paladini. "As proteínas que expressamos podem ser encontradas em produtos alimentícios de origem animal, mas estamos simplesmente usando células vegetais para produzir uma proteína específica, dando-lhe as instruções corretas”, completou. 

“O código de instruções específico determina qual proteína a célula vegetal expressa. As instruções são baseadas em informações publicamente disponíveis sobre as informações genéticas do animal alvo”, concluiu. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.