CI

Agricultura orgânica ou flores: o que é bom para as abelhas?

Os pesquisadores estudaram 10 paisagens agrícolas perto de Göttingen, cada uma com três campos de trigo de inverno


Foto: Pixabay

A eficácia das medidas ambientais na agricultura para a biodiversidade e populações de abelhas selvagens depende de vários fatores e sua perspectiva. Isso é demonstrado por agroecologistas da Universidade de Göttingen, na Alemanha, e do Centro de Pesquisa Ecológica em Vácrátót, na Hungria.

A equipe de pesquisa descobriu que, ao avaliar a eficácia de diferentes medidas, seja no campo (agricultura orgânica) ou no campo (faixas de flores na agricultura convencional), os benefícios para a biodiversidade precisam ser avaliados de maneira diferente. Segundo os cientistas, comparações semelhantes de medidas ambientais podem facilmente ser enganosas. A pesquisa foi publicada na revista  Basic and Applied Ecology.

Os pesquisadores estudaram 10 paisagens agrícolas perto de Göttingen, cada uma com três campos de trigo de inverno: um campo orgânico, um campo convencional com tiras de flores e um campo convencional sem tiras de flores. Durante dois anos, a abundância de abelhas selvagens foi registrada nas bordas de cada um desses trinta campos. Os resultados mostraram que uma simples comparação de dados amostrados em locais específicos pode levar à conclusão de que campos convencionais com faixas de flores podem atrair muito mais abelhas do que campos orgânicos, mas essa não é toda a história.

“Quando olhamos mais de perto, isso não nos deu uma imagem completa porque não levou em conta que as tiras de flores cobrem apenas cerca de 5% dos campos convencionais que têm significativamente menos abelhas em geral do que as terras agrícolas orgânicas”, explica o professor Teja Tscharntke, Departamento de Agroecologia da Universidade de Göttingen. O Dr. Péter Batáry, líder do grupo do Centro de Pesquisa Orgânica em Vácrátót, Hungria, continua dizendo: “Em suma, a agricultura orgânica, que geralmente tem mais plantas silvestres do que os campos convencionais, é realmente mais bem-sucedida do que os campos convencionais. de flores na promoção abelhas.»

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.