Agricultura orgânica produz menos que tradicional

PESQUISA

Agricultura orgânica produz menos que tradicional

A conclusão veio após a revisão dos resultados expostos na primeira pesquisa
Por: -Leonardo Gottems
490 acessos

Uma pesquisa realizada por cientistas da Wageningen University & Research na Holanda em parceria com outras instituições apontou que o cultivo orgânico produz menos do que o método tradicional. O estudo se baseou na observação de áreas contendo diferentes cultivos durante 13 anos, em Vredepeel, na Holanda. 

A conclusão veio após uma revisão sobre os resultados expostos primeiramente na pesquisa, que indicavam que a agricultura orgânica era quase tão produtiva quanto a agricultura convencional. Os cientistas identificaram contradições na publicação sobre a abordagem da pesquisa e a interpretação dos resultados, que também indicavam que o plantio orgânico gerava menos lixiviação de nitrato nas águas subterrâneas. 

A revisão dos resultados indicou que as áreas em que eram cultivadas através de métodos orgânicos tornavam o nível de produtividade inconsistente ao longo dos 13 anos. Assim, não se tinha uma estabilidade de colheita, o que não foi percebido no primeiro estudo porque, por exemplo, os primeiros anos envolveram mais beterraba enquanto nos últimos a produção de milho foi maior, fazendo com que o rendimento médio das colheitas orgânicas aumentasse em média, embora este não fosse o caso para cada cultura. 

Nesse cenário, os resultados finais sobre a diferença entre a agricultura orgânica e a convencional indicaram que a produção orgânica rendia uma colheita cerca de 20% menor. Além disso, análises posteriores mostraram que o solo dos campos de testes orgânicos na pesquisa em Vredepeel continham propriedades diferentes do que o observado no solo dos campos onde foram realizados os testes de agricultura convencional, o que foi um fator chave para a redução da lixiviação do nitrato.  

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink