CI

Agricultura remota salva quarentena

Alguns países estão impondo medidas duras de restrição


Foto: Arquivo Agrolink

Nestes tempos de reclusão, as novas tecnologias podem ser a chave para setores como a agricultura sobreviverem, indicou a Paintec, empresa fundada há alguns anos em Ejea de los Caballeros, na Espanha. Essa empresa, por exemplo, propõe uma plataforma abrangente de gerenciamento agrícola com base em dados de drones, sensores e satélites. 

Em resumo, a alternativa é "um  aplicativo  com o qual pode-se transportar a lavoura no bolso e observar todas as alterações que ocorrem nele", dizem os executivos da empresa. 

Desde 15 de março, o número de visitas à tecnologia desta empresa aumentou 24%. A ferramenta nasceu com o objetivo de "melhorar a produtividade e a eficiência em um setor em que apenas 7,1% dos agricultores utilizam regularmente novas tecnologias", de acordo com uma pesquisa lançada pela própria empresa. 

O cenário que seus criadores imaginaram, é claro, não era o que vivíamos, mas a verdade é que a plataforma pode ser um recurso muito útil na situação atual. “Permite minimizar as viagens às parcelas para rastrear as plantações. Embora essas transferências sejam permitidas, quanto menos forem feitas, menor será o risco para os produtores”, diz José Manuel Ruiz, co-fundador da Paintec com seu parceiro Cristian Aldaz. 

Do ar, drones e satélites pilotados geram imagens espaciais que a ferramenta processa para oferecer ao agricultor todas as informações de que ele precisa, como para detectar ervas daninhas. Tudo isso minimizando o deslocamento. Segundo essa empresa, quem utiliza seus serviços obteve " economias de aproximadamente 15% nos custos de insumos, enquanto sua produtividade aumentou em 5%". 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.