CI

Agricultura se mobiliza para combater doença dos citros


A Emater lança amanhã a campanha estadual para combater a morte súbita do citros. Participam o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento e vice-governador, Orlando Pessuti, as empresas vinculadas à Secretaria da Agricultura, o Ministério da Agricultura, produtores de laranja, limão e tangerina, produtores de mudas, indústrias de suco e prefeituras.

Segundo o engenheiro agrônomo Carlos Alberto Salvador, a doença não existe no Paraná, tendo sido registrada apenas em São Paulo e Minas Gerais. “O nosso objetivo é a proteção da citricultura paranaense contra a morte do citros (MSC). Além disso, os governos estadual e federal querem impedir que a doença se alastre para outros Estados”, completa Salvador.

Para combater a doença, a Secretaria da Agricultura (Seab), através do Departamento de Defesa Sanitária Vegetal, fará um rigoroso controle do trânsito de mudas e frutos originários de outros Estados. Todo fruto que entrar no Paraná deverá estar acompanhado por um certificado fitossanitário de origem.

Além disso, os técnicos da Secretaria vão inspecionar toda a região produtora de citros com o objetivo de diagnosticar a existência da doença e, em caso positivo, erradicá-la. Haverá também ações de combate ao comércio clandestino de frutas e mudas.

A área total de citros no Paraná chega a aproximadamente a 30 mil hectares, sendo cerca de 12 mil produtores. A produção total é de quase 637 mil toneladas. A doença foi constatada pele primeira vez em 2001, na região do Norte do Estado de São Paulo e no Triângulo Mineiro. Os sintomas são mais evidentes no início da primavera. A morte súbita dos citros causa morte repentina das plantas cítricas, queda ou perda de brilho das folhas e poucas brotações novas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.