CI

Agricultura sem solo pode ser solução no catar

Hidroponia deve ser o norte da tecnologia


Foto: Marcel Oliveira

A agricultura sem solo poderia ajudar os países em desenvolvimento com poucas terras aráveis e um clima agrícola rigoroso, como o Catar, a se tornarem autossuficientes em termos de seus produtos, afirmou a Pensoft Publishers. Com base em hidroponia avançada e cultivo vertical de vários andares, o sistema proposto usa água enriquecida com nutrientes para produzir aproximadamente cem vezes mais rendimento em comparação com quando as safras são cultivadas em uma fazenda convencional do mesmo tamanho. 

A configuração híbrida, concebida por Nik-Othman Abdullah, biotecnologista da Universidade de Ciência e Tecnologia da Malásia, é descrita em seu artigo Methods, publicado na revista de acesso aberto revisada por pares  Research Ideas and Outcomes (RIO). Em sua publicação, ele descreve e explica os passos da abordagem que visa enfrentar a escassez de alimentos e os enormes custos de importação no país, em linha com o Programa Nacional de Segurança Alimentar, recentemente criado pelo Ministério do Meio Ambiente do Catar. 

A agricultura sem solo regulada vertical-horizontal proposta é teoricamente capaz de aumentar a produção doméstica a tal escala que o país, que foi estimado ter gasto US$ 11 bilhões em alimentos importados somente em 2014, poderia se tornar autossuficiente. 

Além disso, este tipo de cultivo sem solo pode fornecer uma quantidade e qualidade confiáveis de safras. Cultivado em ambientes fechados, onde seria constantemente monitorado por pessoal com bom conhecimento técnico e científico, o produto seria menos afetado por fatores como condições atmosféricas, poluição ou pragas. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.