CI

Agricultura verde europeia prejudica América Latina

"A Europa tenta dar a impressão de que sua agricultura é verde e sustentável"


A União Europeia implementou muitas leis para tornar sua agricultura cada vez mais sustentável, mas especialistas alertam que suas políticas indiretamente causam desmatamento ou poluição na América Latina. A lista de preocupações da Europa em relação à sua agricultura é longa, mas muitas vezes é limitada ao que acontece dentro de suas próprias fronteiras. 

Essas atitudes abrangem produtos orgânicos, práticas sustentáveis, conservação da diversidade biológica e cuidados com a terra, bem como controle dos produtos químicos utilizados nas culturas. Mas enquanto o Velho Continente luta para dar uma resposta política a seus cidadãos que exigem medidas mais vigorosas para combater a mudança climática, os cientistas advertem que sua política agrária é prejudicial aos ecossistemas latinos. "A Europa tenta dar a impressão de que sua agricultura é verde e sustentável, mas se levarmos em conta todo o sistema, ou seja, a cadeia de produção, não é assim", diz Laura Kehoe, pesquisadora da Universidade de Oxford, no Reino Unido. 

Kehoe foi a promotora da iniciativa que levou apenas uma semana para 604 cientistas de diferentes organizações europeias assinaram uma carta pedindo à UE para repensar seu acordo comercial com o Brasil.  O bloco comunitário está atualmente negociando com o País, como parte das negociações com o Mercosul. 

Quando o cientista fala sobre a cadeia produtiva, refere-se à origem dos produtos. "As pessoas esquecem o que não vêem, neste momento, a Europa está importando muitas matérias-primas ligadas ao desmatamento", diz ele, referindo-se também à mineração. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.