Agrifam 2009 traz inovações em conhecimento, produtos e entretenimento

Agronegócio

Agrifam 2009 traz inovações em conhecimento, produtos e entretenimento

Feira estima movimentar R$ 17 milhões em negócios começa nesta sexta-feira
Por: -Janice
315 acessos
No próximo final de semana, entre 31 de julho e 2 de agosto, acontece a Agrifam 2009. Com entrada e estacionamento gratuitos, a Feira é promovida pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de São Paulo (Fetaesp) e realizada na sede da entidade, no Km 322 da rodovia Marechal Rondon, em Agudos, região central do Estado. São esperadas cerca de 45 mil visitantes, contando com esquema de trânsito e segurança das polícias Rodoviária e Militar.

Durante a Feira, palestras, seminários e debates abordarão temas como agroecologia, financiamentos, programas de incentivo, plantas medicinais, crédito fundiário, produção leiteira, vitivinicultura, previdência social rural, ovinocultura, emprego, processamento de alimentos entre outras. Um Sítio Modelo foi estruturado com novas técnicas de produção e cultivo, pensando no baixo custo e na sustentabilidade, onde apoios de entidades, como Unesp-Botucatu, juntam-se aos exemplos mais desenvolvidos no setor. Uma área especial destinada ao Turismo Rural, segmento em ampla expansão, vaidemonstrar atividades do dia-a-dia do campo que podem render frutos para a economia da propriedade. O presidente da Fetaesp, Braz Albertini aponta que “o importante é mostrar aos agricultores como é possível gerar lucros com atividades que são características do meio rural, reafirmando a importância para a cultura brasileira”. Ele destaca ainda que “o Turismo Rural é hoje um
destaque do setor, podendo ser explorado de maneira natural e sustentável".

Destaque em todas as edições da Feira, o Concurso do Inventor Rural irá premiar criações na categoria Trabalhador Rural e Incentivo à Pesquisa, e será julgado no dia 02, por volta das 15h, por uma equipe especializada. Os inventos vencedores na primeira categoria receberão prêmios em dinheiro, troféus e menções honrosas. Enquanto na segunda categoria (para instituições de ensino e pesquisa, escolas técnicas, cooperativas e organizações não governamentais), os premiados receberão menções honrosas.

Na área de expositores, espaços internos e externos trarão oportunidades de negócios em produtos com alta tecnologia, equipamentos e implementos. Reafirmaram presença empresas de tratores, cultivadores, motores, equipamentos do setor leiteiro, defensivos, sistemas de irrigação, pulverizadores e utilitários. Já as parcerias inéditas confirmam a credibilidade da Feira, expandindo seu serviço ao público com expositores de mudas, sementes e grãos, material para jardinagem, cutelaria e maquinários destinados à produção de culturas distintas.

O Instituto de Terras do Estado, Itesp, apresentará a Feira das Associações que expõe artesanato, alimentos, bebidas, e etc. Com tantas oportunidades, o público terá a sua disposição atendimentos de bancos e financiamentos através de programas destinados à agricultura familiar, como o Pró-Trator.

A Saúde e Cidadania têm espaço garantido na Agrifam. Segundo a organização da Feira, o objetivo é levar, com praticidade, serviços e atividades fundamentais que, pela falta de tempo do cotidiano, acabam sendo esquecidas.
Serão feitos exames de hipertensão arterial e diabetes, orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis, com distribuição de preservativos, além de instruções sobre prevenção de doenças como dengue e leishmaniose.
 
Um "escovódromo" estará instalado para ensinamentos de higiene bucal. Entidades e programas, como a Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho apresenta informações sobre diversos pro gramas voltados para o desenvolvimento e atendimento do agricultor, como o Prevcidade, com esclarecimentos sobre previdência social. Já o Sesi, trará as novidades do programa Alimente-se Bem.

"Todos os produtores, independente do tamanho de sua agricultura, têm de ter a oportunidade de compartilhar das novidades do setor", afirma o presidente da Fetaesp. Ele acrescenta também o diferencial da Agrifam: "Existem feiras que proporcionam oportunidades, mas muitas vezes com custos elevados, o que inibe que os pequenos e médios produtores tenham acesso a elas. É por isso que a Fetaesp realiza a Agrifam. Uma Feira de fácil acesso, com entrada e estacionamento gratuitos, ou seja, com custos mínimos ao visitante", observa Albertini. As informações são da assessoria de imprensa da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de São Paulob (Fetaesp).

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink