CI

Agrifirma ganha Prêmio ABIC Destaque da Sustentabilidade dos Cafés do BR

Anúncio aconteceu dia 26, durante lançamento da 7ª Edição Especial dos Melhores Cafés do Brasil Safra 2010/2011


A Agrifirma Campo Aberto Agropecuária, cujo diretor de produção é Rodrigo Rodrigues, coordenador do Comitê Agroinvestidor da ABMR&A - Associação Brasileira de Marketing Rural & Agronegócio, é a grande vencedora do Prêmio ABIC Destaque da Sustentabilidade dos Cafés do Brasil. O anúncio aconteceu dia 26 de abril, durante a solenidade de lançamento da 7ª Edição Especial dos Melhores Cafés do Brasil Safra 2010/2011, realizada na sede da ABRAS - Associação de Supermercados do Brasil, em São Paulo.


O Prêmio Destaque de Sustentabilidade, coordenado pela ABIC - Associação Brasileira da Indústria de Café, com consultoria do Instituto Totum, compõe a Edição Especial dos Melhores Cafés do Brasil e tem por objetivo reconhecer e premiar os produtores finalistas com melhor desempenho nos itens relacionados com a sustentabilidade de sua propriedade, entendida em seu conceito mais amplo, qual seja, sustentabilidade ambiental, social e econômica.

Para o gerente ambiental e comercial da Agrifirma, Ricardo de Paula Machado Cunha, o prêmio mostra que todo investimento em tecnologia de produção, apoio ao profissional, como formação de mão-de-obra especializada e, inclusive, na área ambiental, dá o principal retorno, que é a produção sustentável de alimentos.

Segundo Cunha, na Agrifirma são observados todos os itens relacionadas à produção, não só ambiental, mas as boas práticas agrícolas, que envolvem responsabilidade social, ou seja, desde o tratamento dado pela empresa aos seus trabalhadores e às comunidades localizadas em volta da fazenda, até a preocupação com a utilização de tecnologias e a produtividade agrícola. "Colher bem o café e obter boa produtividade demandam treinamento de pessoal com, por exemplo, cursos de tratoristas, cursos na área de fitossanidade para técnicos agrícolas, entre outros", esclarece o gerente, acrescentando que "a formação de mão-de-obra reflete no melhoramento do padrão de vida e bem-estar das famílias das comunidades".


Na fazenda também é adotada a metodologia japonesa 5S - senso de utilização, senso de ordenação, senso de limpeza, senso de saúde e senso de autodisciplina. O trabalhador, segundo Cunha, leva esses ensinamentos para a família e, assim, é formada uma cadeia de informações que refletem na sustentabilidade da região. "Na Agrifirma, essas ações não se limitam à cafeicultura, se estendem também às lavouras de algodão, milho e soja", finaliza.

As informações são do Grupo Publique

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.