CI

Agrishow lança prêmio Brasil Agrociência para estimular pesquisas

Feira inicia em 28 de abril


Na 21ª edição da feira, que deve ser a mais diversificada de todos os tempos, o produtor rural encontrará tudo o que necessita para o seu negócio entre as cerca de 800 marcas expostas.
 
Lideranças do agronegócio são unânimes em afirmar que, para o Brasil seguir avançando em produtividade e, assim, sustentar a liderança mundial conquistada é preciso investir em pesquisas aplicadas à agricultura. Para contribuir com esse processo, os realizadores e organizadores da Agrishow decidiram criar o Prêmio Brasil Agrociência, que será lançado na Noite de Gala da Agrishow 2014, marcada para o dia 27 de abril, o domingo que antecede a abertura da feira. “O objetivo é criar o equivalente ao “Nobel” da agricultura brasileira”, afirma Maurílio Biagi Filho, presidente da Agrishow.
 
A premiação visa incentivar cientistas e pesquisadores, profissionais que já demonstraram competência para a construção de uma inovadora base científica e tecnológica de produção agropecuária no mundo tropical e subtropical, que levou o País a superar enormes desafios, como a conquista do cerrado e fez do Brasil uma referência mundial na agricultura. A iniciativa da Agrishow tem como propósito estimular, sobretudo, estudos que sejam de efetiva aplicabilidade para a agricultura.
 
Vários especialistas entendem que estamos no limiar de uma nova revolução tecnológica na agricultura, principalmente em função dos contínuos avanços no campo de disciplinas como biologia molecular, biologia sintética e tecnologia da informação. Nesse sentido, a iniciativa da Agrishow de instituir o Prêmio ganha ainda mais importância. Ele será concedido anualmente – a primeira edição será entregue na Agrishow 2015 – a estudos nas áreas de fitotecnia, zootecnia, engenharia rural, economia rural e sustentabilidade.
 
Para valorizar e conferir maior credibilidade ao Prêmio, a direção da Agrishow decidiu convidar personalidades renomadas e respeitadas nacionalmente para constituir o Conselho de Notáveis, que ficará encarregado de julgar os projetos inscritos. O Conselho de Notáveis será composto por grandes nomes do agronegócio e da pesquisa e seu Curador será o ex-presidente da Embrapa, Silvio Crestana. Também compõem o Conselho: os ex-ministros da Agricultura, Antônio Delfim Netto, Alysson Paulinelli, Luiz Fernando Cirne Lima e Marcus Vinicius Pratini de Moraes; os ex-presidentes da Embrapa, Eliseu Roberto de Andrade Alves e Carlos Magno Campos da Rocha; os ex-diretores da Faculdade de Agronomia, Antônio Roque Dechem, Antônio Nazareno Guimarães Mendes; o professor Paulo Gabriel Nacif, além do ex-diretor do IAC (Instituto Agronômico de Campinas), Ondino Cleante Bataglia.
 
O Prêmio distribuirá, inicialmente, entre os vencedores, o valor de R$ 150 mil, cotizado entre as realizadoras da feira, que também formam a Comissão Organizadora da premiação: ABAG – Associação Brasileira do Agronegócio, ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, ANDA – Associação Nacional para Difusão de Adubos, FAESP – Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo e SRB – Sociedade Rural Brasileira. Além desse montante, o projeto contempla a possibilidade de se ampliar, significativamente, a premiação anual nos próximos anos. Junto com o prêmio, cada vencedor receberá um troféu e um selo, que poderá ser utilizado em cartões de visitas, websites, como divulgação do premiado e das instituições nas quais ele atua.
 
TUDO PARA O PRODUTOR – Maior feira da América Latina de tecnologia agrícola e única que oferece tudo o que o produtor rural necessita, a Agrishow 2014 reunirá empresas e prestadores de serviços de uma infinidade de segmentos. São 440 mil m2 de área de exposição, onde o visitante encontrará desde aviões, até sofisticadas soluções para agricultura de precisão, passando por ferramentas, montadoras de veículos, fabricante de pneus, entre outros produtos. Em sua 21ª edição, a feira vai muito além de máquinas e implementos e, com isso, atrai não apenas o grande produtor, mas também agricultores de pequenas e médias propriedades.
 
Prova de que a Agrishow é a feira mais completa e diversificada é que, além dos segmentos já mencionados, ela também contemplará produtos das áreas de armazenagem, corretivos, fertilizantes, defensivos, equipamentos de segurança (EPI), equipamentos de irrigação, sacarias e embalagens, autopeças e pneus, produtos e serviços para produção de biodiesel, sementes em geral, e ainda oferece serviços de seguro e financeiros.
 
Com a opção de encontrar uma ampla variedade de produtos e serviços, o potencial comprador poderá negociar melhores condições de preços e de pagamento, uma vez que já traz em mãos uma carta de crédito pré-aprovada pela sua instituição financeira. Outro diferencial é que a Agrishow é a única feira no Brasil em que é possível negociar diretamente com fabricantes e garantir excelentes negócios. Com isso, há economia de tempo e menos burocracia.
 
A expectativa dos organizadores da feira é reunir um número maior de expositores e também de visitantes. Na edição de 2013, a Agrishow exibiu produtos, serviços e soluções de 790 marcas a um público visitante de aproximadamente 154 mil pessoas. Entre os frequentadores da feira, o fluxo de pessoas do exterior é bem diversificado: na edição de 2013, visitantes de mais de 70 países passaram pela Agrishow. Em relação aos expositores há também representantes internacionais: na edição deste ano estão confirmadas algumas empresas da Argentina, Áustria, Espanha, Alemanha, China, EUA, Itália Taiwan, Turquia e Índia. Em 2013, a feira contou com a presença de 35 novas empresas estrangeiras.
 
Mais informações:

21ª AGRISHOW – Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação
Data: 28 de abril a 02 de maio de 2014
Local: Rodovia  Antônio  Duarte  Nogueira, Km 321 - Ribeirão Preto (SP)
Horário: das 8h às 18h
www.agrishow.com.br

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.