CI

Agritechnica: Nova política externa facilita importações

Europeus demonstraram bastante interesse pelo Brasil, sabem do potencial do mercado


A nova política externa brasileira sob o governo Bolsonaro deve facilitar e impulsionar a importação de máquinas e implementos agrícolas para o Brasil. Esse é a avaliação de Rafael Bouwman, da Bouwman Tecnologia Agropecuária, que trabalha trazendo ao País justamente esses equipamentos de ensilagem, mistura, fenação, enfardamento e distribuição de estercos líquidos e sólidos.

“Estamos vindo de um momento de transição, onde o governo de esquerda anterior complicou essas relações exteriores, tornando o mercado brasileiro muito fechado. O novo governo está com uma política de uma maior abertura comercial. Uma das provas disso foi o acordo feito com a União Europeia para, em dez anos, reduzir consideravelmente os impostos de importação”, argumenta o importador. 

De acordo com Bouwman, toda a orientação da política externa brasileira está indo para um lado o qual a Europa também vê com muito bons olhos. “Mas ainda temos uma taxa cambial muito elevada do Euro em relação ao Real, e isso faz com que o produto europeu entre com o preço um pouco mais alto no Brasil. Em alguns ramos, o produto não é competitivo e em outros ele acaba sendo”, ressalta ele, que trabalhou muitos anos como representante da Krone no Brasil.

Segundo ainda o importador, essa dificuldade do Real em relação ao Euro tem “segurado um pouco essa importação dos equipamentos para o Brasil”. “Mas a tendência agora é melhorar e aumentar esse processo. Os europeus demonstraram bastante interesse pelo Brasil, sabem do potencial do mercado, sabem que vamos ser o maior produtor de alimentos mundial. É um momento espetacular para encurtar as relações entre os países e aumentar o volume comercial entre eles”, conclui.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.