CI

Agro em Dados de outubro destaca produção de arroz em Goiás

Estimativa é de avanço de 8,7% em volume em relação à última safra


Foto: Pixabay

A edição de outubro do Agro em Dados tem como principal destaque a cultura do arroz. Sétimo maior produtor nacional entre os Estados e o Distrito Federal, Goiás deve fechar a safra 2020/2021 com uma colheita de 130,9 mil toneladas do grão. O volume é 8,7% maior que o total da safra 2019/2020. A área cultivada em território goiano foi de 24,2 mil hectares (+7,1%), e a estimativa para produtividade média é de 5,4 toneladas por hectare (+1,5%). As informações estão no boletim que a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) publicada nesta sexta-feira (8/10) em seu site oficial: www.agricultura.go.gov.br.

O Agro em Dados deste mês traz análises e números (reais e estimativos) de sete segmentos agropecuários: soja, milho, arroz, bovinos, suínos, frangos e lácteos. Os itens abordados incluem valor bruto de produção (VBP), produção total, área plantada, produtividade média, ranking nacional, abates, exportações e principais compradores. O boletim dedica ainda um capítulo especial ao Programa Estadual de Prevenção e Controle de Pragas em Tomate, desenvolvido pela Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa). Goiás é um dos maiores produtores nacionais do fruto.

“O Agro em Dados é uma publicação importante para o nosso produtor, contribui para subsidiar decisões de investimentos e políticas públicas”, avalia o titular da Seapa, Tiago Mendonça. “Estamos colhendo importantes resultados no setor do agronegócio e o Agro em Dados retrata isso de forma consistente, mostrando não apenas onde estamos indo bem, mas também onde podemos melhorar. E vamos melhorar. Estamos trabalhando em parceria, Governo de Goiás, Governo Federal, entidades e empresas, para trazer investimentos, destravar gargalos, pulverizar recursos e propiciar melhores condições de infraestrutura ao produtor que está lá na ponta e que no fim das contas é o verdadeiro responsável pela geração de emprego e renda no campo, nosso maior objetivo”, afirma ele.

Saiba mais

O Agro em Dados é produzido pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). O levantamento e a edição das informações estão sob a responsabilidade da Gerência de Inteligência de Mercado da Superintendência de Produção Rural Sustentável. As fontes são: Emater, Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Conab, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Ministério da Economia. A periodicidade é mensal.

O boletim do mês de outubro está disponível pelo site: https://www.agricultura.go.gov.br/files/AgroemDados21/OUTUBRO-AGROEMDADOS.pdf

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.