CI

Agro-Pecuária CFM conclui avaliação de touros da safra 2009 em SP

A temporada de vendas de reprodutores será durante Megaleilão CFM 2011


A avaliação dos machos aos 18 meses de idade fecha uma das etapas dos preparativos para a safra de touros que a Agro-Pecuária CFM, de São José do Rio Preto (SP) - maior projeto especializado na produção de touros Nelore com CEIP (Certificado Especial de Identificação e Produção) do país, com produção anual de 2 mil exemplares – disponibilizará ao mercado a partir do segundo semestre. A temporada de vendas de reprodutores começa oficialmente no Megaleilão CFM 2011, realizados de 10 a 12 de agosto.


Ao longo de abril e início de maio, cerca de 5.500 dos 7.730 machos nascidos durante o ano de 2009, foram avaliados em suas principais características fenotípicas e funcionais, etapa que encerra o ciclo de medições feitas nas fazendas da CFM e antecede o envio das informações para a equipe de geneticistas da USP/ Pirassununga (SP), responsável pela avaliação genética e cálculo das DEPs (Diferença Esperada na Progênie) para formação do Índice CFM.

Segundo Luis Adriano Teixeira, coordenador de pecuária da CFM, o fato novo na avaliação deste ano é que, pela primeira vez, o rebanho da CFM poderá integrar o desenvolvimento de uma nova técnica de seleção, inédita no país, desenvolvida pela divisão de serviços genéticos IGENITY® junto com o Grupo de Melhoramento Animal e Biotecnologia (GMAB) da USP de Pirassununga (SP), que vai avaliar o potencial genético a partir da analise do DNA e marcadores moleculares.

Este desenvolvimento da DEP juntamente com o resultado do marcador molecular tem como objetivo maior, nesse primeiro momento, promover a integração da genética molecular à genética quantitativa a fim de obter os primeiros animais do programa de seleção da CFM com DEPs assistidas por marcadores moleculares. Do total de animais nascidos, apenas 30% chegarão à condição de touro, exigência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para concessão do CEIP (Certificado Especial de Identificação e Produção).



Sobre o programa de seleção da CFM
As principais características avaliadas pelo rigoroso Programa de Seleção da CFM, que já dura mais de 31 anos e produziu mais de 29 mil touros para o mercado são: Ganho de Peso, Precocidade Sexual e características de carcaça (Conformação, Precocidade e Musculosidade), pontos que, dentre outros, ajudam a formar o Índice CFM, principal balizador da genética CFM.

Os animais com os melhores índices CFM na avaliação genética serão ofertados no 13º Megaleilão CFM, em S. J. do Rio Preto (SP) entre os dias 10 a 12 de agosto de 2011.

As informações são da Texto Assessoria de Comunicação

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.