CI

AgroBrasília 2014: Monsanto traz novidades para milho, algodão e soja

Estande vai aliar interatividade, serviços e informações aos produtores


Com lançamentos para as culturas de milho, algodão e soja, a Monsanto participa, entre os dias 13 e 17 de maio, da AgroBrasília 2014, em Brasília (DF). O Centro-Oeste é o maior produtor de grãos do País e, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a região produziu 78 milhões de toneladas na safra 2013/14.

A Monsanto apresenta simultaneamente novos produtos para suas três principais culturas: soja, milho e algodão. O novo estande destacará as tecnologias da soja Intacta RR2 PRO, de milho VT PROMAX e VT PRO3, de algodão Bollgard II RRFlex, além do Sistema Roundup Ready Plus, que promove o acompanhamento técnico e individual de agricultores para oferecer as melhores soluções de manejo de plantas daninhas. O estande terá ainda uma série de interações com o público, por meio de aplicativos que realizam análise de risco, simulação de custo e cálculo de benefícios.

“Somos uma empresa 100% focada em agricultura, com o desenvolvimento de tecnologias, produtos e serviços que tragam mais eficiência ao agricultor brasileiro de maneira sustentável”, afirma Rodrigo Santos, presidente da Monsanto do Brasil.
 
Lançamentos simultâneos
 
SOJA

A Monsanto acaba de lançar a soja Intacta RR2 PRO, primeira biotecnologia desenvolvida especialmente para um mercado fora dos Estados Unidos, com foco exclusivo nos países da América do Sul onde a incidência de lagartas é recorrente, como Brasil e Argentina.

A tecnologia, lançada após 11 anos de estudos e pesquisas no Brasil, teve o maior estudo de campo já realizado do mundo, com 1.500 áreas experimentais em duas safras (2011/12 e 2012/13), em propriedades localizadas em 419 municípios de 14 estados brasileiros, além do Distrito Federal. Os resultados foram positivos, com ganho médio de produtividade de 6,4 sacas a mais em comparação com as variedades mais plantadas em cada região. PRO
A soja Intacta RR2 PRO é única porque combina três soluções em um único produto:

- controle contra as principais lagartas que atacam a cultura da soja e supressão a Elasmo e Helicoverpa (Helicoverpa zea e Helicoverpa armigera).

- resultados sem precedentes devido a tecnologias avançadas de mapeamento, seleção e inserção de genes em regiões do DNA com potencial impacto positivo na produtividade;

- tolerância ao herbicida glifosato proporcionada pela segunda geração da tecnologia Roundup Ready, que traz mais tranquilidade e flexibilidade ao produtor pela eficiência do glifosato no controle das plantas daninhas;
 
MILHO
VT PROMAX promove o manejo eficiente de plantas daninhas e tem três proteínas diferentes para combater as principais lagartas que atacam a cultura do milho. Cada proteína age de uma forma, o que torna o resultado ainda mais eficaz. A tecnologia, recomendada para o plantio da safrinha e da safra de verão do Centro-Oeste, Sudeste, Norte e Nordeste, possui ação contra as cinco principais lagartas (lagarta do cartucho, broca do colmo, lagarta da espiga, lagarta elasmo e lagarta rosca) responsáveis pela queda de produtividade nas últimas safras.

VT PRO3, nova tecnologia recomendada para as áreas de verão do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e sul de São Paulo, é a primeira tecnologia voltada à proteção da raiz do milho contra o ataque da Diabrotica speciosa (larva alfinete) e também contra as principais pragas aéreas que atacam as folhas, colmo e espiga da cultura (lagarta do cartucho, broca do colmo, lagarta da espiga e lagarta elasmo).
 
ALGODÃO
A Monsanto também vai apresentar a tecnologia Bollgard II Roundup Ready Flex, uma nova aliada do produtor no controle de plantas daninhas e proteção contra as principais pragas da cultura do algodão no Brasil, como as lagartas do gênero Helicoverpa, que têm preocupado os agricultores brasileiros e causado prejuízos nas lavouras do país.
Além da Helicoverpa armigera, a nova tecnologia da Monsanto confere proteção contra o curuquerê do algodoeiro (Alabama argillacea), a lagarta rosada (Pectinophora gossypiella), a lagarta da maçã (Heliothis virescens), a falsa medideira (Chrysodeixis includens), as lagartas do complexo Spodoptera (Spodoptera spp) e as lagartas da espiga ou da maçã (gênero Helicoverpa).

A tecnologia Bollgard II RR Flex combina proteção da lavoura, controle de pragas, redução do uso de inseticidas e facilidade de manejo, contribuindo para o retorno econômico e para a sustentabilidade do negócio de algodão.
 
PROTEÇÃO DE CULTIVOS
Para levar ao agricultor as melhores recomendações de práticas agronômicas e manejo correto de plantas daninhas, a Monsanto lançou o Sistema Roundup Ready Plus. Trata-se de um sistema de manejo de plantas daninhas que combina a utilização do herbicida glifosato com outros princípios ativos, associado às boas práticas agrícolas dentro do plantio direto, para que o agricultor tenha a máxima eficiência sobre essas plantas invasoras.

Por meio do Programa de Agricultores Acompanhados, a Monsanto acompanha e colabora com o sistema produtivo de propriedades agrícolas por todo o país. São realizadas visitas técnicas que viabilizam a melhor recomendação técnica, a adoção de uma série de boas práticas e a utilização de herbicidas específicos, que variam conforme a região do produtor, o sistema agronômico utilizado e as pragas-alvo, buscando a máxima eficiência e baixo custo.

Durante a AgroBrasília, aplicativos desenvolvidos pela Monsanto poderão ser utilizados pelos visitantes para fazerem a simulação de custo e análise de risco de suas lavouras. Os resultados indicarão caso a caso uma recomendação tecnicamente precisa, fornecida pelo Sistema Roundup Ready Plus, ao considerar as culturas e coberturas que entrarão na rotação, o conhecimento do ciclo e da biologia das plantas daninhas, as tecnologias atuais disponíveis, as práticas culturais e as opções de herbicidas mais sustentáveis, econômicos e de menor impacto ambiental e na produtividade, buscando atuar na causa do problema de uma maneira preventiva e/ou corretiva. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.