CI

Agroceres PIC realiza Seminários Técnicos com foco em novas tecnologias

Organizado em parceria com a Copérdia e Cooper A1, eventos reuniram aproximadamente 300 participantes entre suinocultores e técnicos ligados ao sistema produtivo de suínos das duas cooperativas


Organizado em parceria com a Copérdia e Cooper A1, eventos reuniram aproximadamente 300 participantes entre suinocultores e técnicos ligados ao sistema produtivo de suínos das duas cooperativas. Além dos avanços em genética, foi discutida também a importância da adoção de modernos conceitos de produção, quebrando velhos paradigmas.


A Agroceres PIC, empresa líder no segmento de genética suína no Brasil, realizou nos dias 07 e 14 de dezembro, respectivamente, o 4º Seminário Técnico Copérdia/Agroceres PIC e o 9º Seminário Técnico Cooper A1/Agroceres PIC, nas cidades de Concórdia (SC) e Mondaí (SC). Organizado em conjunto com dois de seus principais parceiros no Sul do Brasil, os eventos reuniram aproximadamente 300 participantes entre suinocultores e técnicos que integram o sistema produtivo de suínos da Copérdia e Cooperativa A1.

Realizados anualmente, os encontros têm como objetivo levar aos suinocultores informações e inovações técnicas com potencial para elevar os resultados zootécnicos e econômicos da atividade. Na oportunidade são também discutidos tendências de mercado e de produção que irão impactar a suinocultura nos próximos anos.

Neste ano, o foco das discussões se concentrou em demonstrar como a adoção de novas tecnologias e de modernos conceitos de produção possibilitam melhoras significativas nos índices produtivos das granjas. Por consequência, o produtor ganha em rentabilidade e competitividade de mercado. Foram discutidos e apresentados aspectos-chave hoje ao processo produtivo como: a importância da reposição adequada de matrizes, a necessidade de uma gestão eficiente dos recursos produtivos e a adoção de controles técnicos e econômicos, cujo objetivo é gerar informações que permitam avaliar o desempenho das unidades de produção. “Buscamos sempre apresentar aos produtores soluções tecnológicas e administrativas aplicáveis no campo e que possam melhorar os índices técnicos, reduzir os custos e gerar maior rentabilidade”, explica Ariberto Luiz Cella, coordenador Regional de Vendas da Agroceres PIC, um dos palestrantes do evento.

Programação técnica
Em sua apresentação, Cella enfatizou ainda a necessidade de se quebrar vários paradigmas presentes hoje no setor produtivo. “Novos conhecimentos muitas vezes derrubam verdades até então inquestionáveis. É preciso estar preparado para isto; quem mantiver sua mente aberta às inovações tecnológicas e de conceitos de produção passa a ter uma vantagem competitiva muito grande em um mercado cuja disputa é cada vez mais acirrada”, alerta o coordenador.

O trabalho de melhoramento genético desenvolvido pela Agroceres PIC também foi abordado na programação técnica. “O motor genético mais potente do mundo” foi o tema da palestra de Sandro Cardoso de Moura, gerente de Desenvolvimento de Negócios da Agroceres PIC. Em sua apresentação, Cardoso demonstrou como os investimentos contínuos e a utilização das mais modernas ferramentas de seleção genética permitem à empresa disponibilizar linhagens de alto desempenho. “A PIC e a Agroceres PIC investem constantemente no desenvolvimento de novas tecnologias de melhoramento genético. Isso nos permite oferecer ao produtor linhagens com máximo potencial genético, capazes de auxiliar o produtor a extrair a máxima rentabilidade de seu negócio”, afirma Sandro Cardoso.


A programação contou ainda com uma palestra do diretor Superintendente da Agroceres PIC, Alexandre Furtado da Rosa. Com o tema “O Futuro já Chegou”, ele apresentou um panorama evolutivo da suinocultura brasileira, demonstrando como a Agroceres PIC foi importante neste processo. A empresa foi a primeira a investir em animais híbridos no País no início da década de oitenta. A iniciativa representou significativos saltos não só em termos zootécnicos, como também em qualidade de carcaça e de carne e oportunidades de mercado. Em sua palestra, Furtado da Rosa procurou mostrar ainda índices produtivos altamente desafiadores hoje, mas que já são realidade dentro do programa genético da Agroceres PIC.

Instrumento de capacitação técnica
Tradicionais, os seminários são considerados “instrumentos de capacitação técnica” fundamentais pelos dirigentes da Copérdia e Cooper A1. “Nós temos uma parceria de muitos anos com a Agroceres PIC; e a realização deste seminário mostra um esforço conjunto para que os benefícios desta parceria cheguem a todos os nossos produtores, fortalecendo ainda mais a suinocultura na região”, afirma Valdemar Bordignon, presidente da cooperativa Copérdia. “O evento é uma oportunidade para que o suinocultor tenha contato com os principais avanços em genética suína e de outras áreas; obtenha informações e perspectivas de mercado, além de ser um importante espaço para a confraternização de todos”, ressalta Bordignon.

Na mesma linha, Elio Casarin, presidente da Cooper A1, acredita que a realização do seminário exerce um papel crucial para a capacitação e atualização técnica dos suinocultores. “A suinocultura é uma atividade muito dinâmica e o seminário é um excelente espaço para o conhecimento de novas tecnologias, de novas técnicas, para a troca de ideias. Enfim, é uma oportunidade para que nossos suinocultores recebam, anualmente, informações atualizadas sobre sua atividade”, afirma Casarin. “Nossa parceria com a Agroceres PIC tem gerado resultados muito bons. A empresa teve e tem suma importância no processo de profissionalização de nossos suinocultores. Não só pelo seminário, mas também através do serviço de assistência técnica que presta aos nossos produtores no campo”, finaliza.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.