CI

Agroconsult eleva previsão de safra de soja do Brasil a 111 mi t

A nova estimativa representa um crescimento de mais de 15 milhões de toneladas na comparação com a produção da safra passada do Brasil


A safra de soja 2016/17 do Brasil deverá atingir um recorde de aproximadamente 111 milhões de toneladas, de acordo com dados revisados da consultoria Agroconsult, e pode ser ainda maior caso as condições climáticas sigam favoráveis nos Estados do Norte/Nordeste (Matopiba) e Rio Grande do Sul. A projeção significa um aumento importante na comparação com o último número divulgado pela consultoria, de 107,8 milhões de toneladas, em meados do mês passado.

A nova estimativa representa um crescimento de mais de 15 milhões de toneladas na comparação com a produção da safra passada do Brasil, o maior exportador da oleaginosa. O número foi revelado à Reuters em conversa com o analista da Agroconsult Rodrigo Cruz, durante visita da expedição técnica Rally da Safra a uma lavoura em Barreiras (BA).

"Não fica abaixo disso (de 111 milhões), nem se cortar a chuva. Agora é ver como está a partir de agora, porque as lavouras estão muito boas...", disse o analista, acrescentando que apenas o Matopiba (Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia) poderia elevar a estimativa de produção do país em cerca 1,5 milhão de toneladas, ante o número atual. O Rio Grande do Sul, que juntamente com a região do Matopiba, tem colheita mais tardia, poderia adicionar outras 1,5 milhão de toneladas à projeção da consultoria, se o clima continuar favoravável, disse ele.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.