CI

Agroconsult eleva previsões para safras de soja e milho

A safra de soja do Brasil 2006/07 deverá alcançar 56,6 milhões de toneladas


A safra de soja do Brasil 2006/07 deverá alcançar 56,6 milhões de toneladas, ante estimativa de dezembro de 56,1 milhões de toneladas, devido a condições climáticas mais favoráveis, informou nesta terça-feira (13-02) a consultoria Agroconsult.

No ano passado, a produção da oleaginosa, segundo a consultoria, foi de 52,6 milhões de toneladas. "Mesmo com a queda na área plantada, as produtividades estão apresentando um potencial muito bom", afirmou Fábio Meneghin, analista da Agroconsult, a jornalistas.

A área de soja caiu 6 por cento na safra atual, para 20,7 milhões de hectares, em relação à temporada 2005/06. A produção de milho (primeira safra) deve ser de 35,4 milhões de toneladas, ante 33,6 milhões previstos em dezembro. Em 05/06, a safra foi de 31,6 milhões de toneladas.

A segunda safra de milho (safrinha) foi estimada em 12 milhões de toneladas, inalterada ante a previsão de dezembro e bem superior à registrada no ano passado (10,3 milhões). "Na região Sul, as condições das lavouras estão muito boas, as produtividades por lá devem ser as melhores da história", destacou Meneghin.

No Rio Grande do Sul, o terceiro produtor nacional de soja, a produção do grão subiria a 9,24 milhões de toneladas, contra 8,35 milhões na safra passada, enquanto no Paraná (segundo produtor) a safra deverá somar 11,9 milhões de toneladas, ante 9,44 milhões em 2006, quando a seca reduziu a produtividade.

A Agroconsult informou, no entanto, que em Mato Grosso, o maior Estado produtor brasileiro, a elevada umidade prejudica a colheita e ameaça a qualidade da soja precoce. "O excesso de chuva está diminuindo a qualidade (da soja) e prejudicando o plantio da safrinha de milho (feito logo em seguida à colheita da soja)... E nas próximas três semanas tem previsão de muita chuva, precipitações acima de 50, 70 milímetros."

A preocupação se justifica porque nesta safra o sojicultor do Estado plantou mais soja precoce, com o objetivo de encurtar o ciclo da safra e reduzir gastos e perdas com a ferrugem. As chuvas abundantes já levaram os analistas a reduzirem de 3 mil kg/ha para 2,9 mil kg/ha a produtividade de Mato Grosso, ante 2,46 mil kg/ha na temporada passada.

Já em Mato Grosso do Sul, segundo a Agroconsult, a safra de soja deve "surpreender", uma vez que o Estado vem tendo praticamente o mesmo regime de chuvas que o Paraná. Em Goiás, apesar do excesso de umidade, a safra segue bem, pois o número de lavouras de ciclo precoce é bem menor que em Mato Grosso. Em São Paulo, a área de soja caiu 23 por cento, para 500 mil hectares, por causa do avanço da cana-de-açúcar em campos tradicionalmente dedicados à oleaginosa.

Milho

"O cenário do milho (primeira safra) é um pouco menos incerto, a soja tem um cenário bom, mas com algumas incertezas", disse o analista. A consultoria estima a produtividade de milho primeira safra no Paraná, maior produtor do cereal no Brasil, em 6,15 mil kg/ha, contra 5,15 mil kg registrados no ano passado. "Em Ponta Grossa (PR), região altamente tecnificada, espera-se mais de 9 mil kg/ha, uma produtividade norte-americana."

O atraso no plantio da safrinha de milho em Mato Grosso, por conta da chuva, não deve comprometer a safra total do país, uma vez que os demais produtores brasileiros têm boas condições para o desenvolvimento das plantações.

A safra total de grãos do Brasil foi projetada em 127,1 milhões de toneladas, ante 119,8 milhões de toneladas em 2005/06. Todos os números foram divulgados em entrevista coletiva para apresentar o "Rally da Safra", organizado pela Agroconsult, que deverá percorrer 14 Estados entre 26 de fevereiro e 23 de março. O rali deverá coletar 2 mil amostras de lavouras, com o objetivo de realizar uma nova estimativa de safra.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.