CI

Agrodefesa/GO fiscaliza fronteira com o Paraguai

Os grupos, formados por oito veterinários goianos, estão atuando nos municípios, todos na divisa com o Paraguai


Quatro equipes de fiscalização sanitária da Agrodefesa foram enviadas para o Estado de Mato Grosso do Sul para reforçar o trabalho de vigilância epidemiológica para evitar a entrada do vírus da febre aftosa em território brasileiro. Os grupos, formados por oito veterinários goianos, estão atuando nos municípios, todos na divisa com o Paraguai, onde foi confirmado um novo foco da doença. Ao todo são onze municípios nos 600 quilômetros de fronteira seca.


Acompanhadas por fiscal do Mato Grosso do Sul e de um policial militar local as equipes goianas estão fiscalizando os caminhões que atravessam a fronteira brasileira dando preferência aos que transportam animais ou seus subprodutos. Esses caminhões também passam por um processo de desinfecção, necessário em casos de emergência sanitária, como o do Paraguai. Até agora nenhuma irregularidade foi detectada.

A primeira equipe volta para Goiás no próximo dia 19 e uma segunda turma já está se preparando para viajar para o Mato Grosso do Sul no dia 20 para continuar o trabalho volante, ou seja, de barreira móvel. O trabalho dos fiscais veterinários goianos atende a um pedido do governo do Mato Grosso do Sul para atuar nas ações de vigilância, fiscalização e emergência contra a febre aftosa.


Também foi reforçada a fiscalização nas divisas de São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso, além dos estados da região Sul. No território paraguaio será necessária a vacinação emergencial do rebanho bovino e um levantamento rigoroso da atividade viral para identificar o que provocou o aparecimento da doença. Todos os países sul-americanos estão comprometidos em erradicar a febre aftosa definitivamente até 2015.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.