Agrodefesa/GO verifica denúncias do uso da cama de frango
CI
Agronegócio

Agrodefesa/GO verifica denúncias do uso da cama de frango

A prática é proibida em todo o País desde 2004
Por:
Dois fiscais da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) e um fiscal federal da Superintendência Federal da Agricultura em Goiás intensificam a vistoria em propriedades rurais na Região Metropolitana de Goiânia e também em municípios do sul do Estado. Eles vão verificar denúncias feitas à Agrodefesa de que criadores de bovinos estariam fazendo uso da cama de frango.


A prática é proibida em todo o País desde 2004 por causa do risco de transmissão de botulismo e encefalopatia espongiforme bovina, doença popularmente conhecida como vaca louca. Cama de frango é o substrato de rações e dejetos dispensados pelas aves que se mistura ao material que forra o piso das granjas. “O composto que se forma é rico em nutrientes, especialmente nitrogênio, e ministrado como alimento para o rebanho barateia os custos de produção, o que estimula seu uso”, esclarece o fiscal agropecuário estadual Leonardo Aparecido.


Nas propriedades onde for constatado o desrespeito à legislação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), será coletado material dos animais e encaminhado para análise laboratorial. “Se o laudo confirmar a presença de proteína ou gordura animal, o produtor será notificado para abater o gado em frigorífico credenciado num prazo de 30 dias”, explica o fiscal. Se houver recusa do proprietário em cumprir a determinação, o Ministério Público Federal é acionado e o produtor processado por crime contra a saúde pública.


Os fiscais também desenvolvem trabalho educativo, tanto nas propriedades quanto nos estabelecimentos comerciais de modo geral, quando são repassadas orientações sobre como cumprir as exigências sanitárias, garantindo assim a saúde do rebanho, da população e evitando problemas com a fiscalização.



Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.